UFPel reúne-se com a presidência da Ebserh para tratar do déficit de anestesistas no HE

Representantes da gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram na tarde desta terça-feira (21) reunidos com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Brasília. A pauta principal foi o déficit de anestesistas e as repercussões sobre os programas de residência que atuam no Hospital Escola (HE) da Universidade.

Na ocasião, foram explanados todos os encaminhamentos construídos em reuniões entre a direção do HE e a administração central da Ebserh para solução do problema.

De acordo com a superintendente do HE, Carolina Ziebell, dentre essas medidas está a contratação, via processo seletivo simplificado, de um profissional anestesista, que assinou o contrato nesta segunda-feira (20) e que iniciará suas atividades ainda nesta semana. Também estão dentre os encaminhamentos o processo licitatório para contratação de empresa prestadora de serviço de anestesiologia, que iniciará suas atividades no HE na próxima segunda-feira, (27).

Os programas de residência médica também foram discutidos no encontro e, de acordo com a gestora, foi ressaltado o desejo da Faculdade de Medicina e do Hospital Escola em reabrir os programas que tiveram o descredenciamento – Anestesiologia e Cirurgia Geral. “Ficou também o compromisso da administração central em auxiliar em todos os processos operacionais necessários para a manutenção do bom funcionamento do Hospital para a reabertura dessas residências”, disse.

Também participaram da reunião a reitora Isabela Andrade; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Junior; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão; a diretora da Faculdade de Medicina, Julieta Fripp; a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS); o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS); o vereador Marcos Ferreira (PTB); a vereadora Miriam Marroni (PT) e a diretora de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Lumena Almeida Castro Furtado.