Prefeitura de Pelotas abre processo para contratação de anestesistas para o HE UFPel

A Prefeitura Municipal de Pelotas abriu processo para a contratação emergencial e temporária de anestesistas para atuação no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Um recurso de R$ 500 mil, remanejado de uma emenda do ex-deputado federal Fernando Marroni, incialmente destinada ao HE, será utilizado para o pagamento de profissionais por três meses.

Conforme declarado pela Prefeita Paula Mascarenhas, em transmissão ao vivo na última quarta-feira (8), como a prefeitura possui gestão plena da Saúde, é responsável pelo repasse de recursos estaduais e federais para as instituições de saúde.

As inscrições e entrega de documentação poderão ser feitas até o dia 24 de março, das 8h às 14h, na Secretaria Municipal de Administração e Recursos, localizada na rua General Osório, 938. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 27 de março, às 9h, na sala de reuniões do Paço Municipal, localizada na praça Coronel Pedro Osório, 101.

Mais informações podem ser encontradas no edital, disponível neste link.

Sobre o déficit de anestesistas

O HE UFPel é um hospital geral de médio porte que presta serviços à população de Pelotas e região, sendo referência em oncologia e gestação de alto risco para diversos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde; funciona integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de contratualização com a Secretaria Municipal da Saúde de Pelotas.

Após o contrato com a Rede Ebserh, em 2014, foi realizado o dimensionamento de profissionais necessários para o porte do hospital, hoje com 172 leitos de internação hospitalar, sendo previstos 11 médicos anestesistas, providos por meio de concurso público.

Desde o início das contratações, realizadas por concurso público, nunca foi possível o preenchimento total do quadro de vagas, por falta de profissionais. De 2015 até o início de 2022, havia nove anestesistas em atividade no HE UFPel. Ao longo de 2022, foram chamados mais de mil candidatos do concurso nacional, sem sucesso no provimento destas vagas.

Até novembro de 2022, o HE contava com seis residentes no Programa de Residência em Anestesiologia, com atuação em conjunto com os profissionais concursados, o que garantia uma produção cirúrgica mensal suficiente ao atendimento das demandas assistenciais e de ensino e formação profissional. Porém, com o encerramento do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da UFPel, pela não efetivação de reposição de professor responsável pela carga teórica do programa, os residentes foram transferidos para outra instituição.

Dessa forma, a Universidade e o Hospital vêm buscando alternativas, desde o fim de 2022, para provimento de profissionais e manutenção dos procedimentos cirúrgicos na casa de saúde. Diversas formas de contratação foram tentadas, mas ainda não foi possível preencher o quadro.

Publicado em 15/03/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.