Dia da Mulher Negra é celebrado com roda de conversa na UFPel
Na última sexta-feira (25), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Voltado a servidoras e servidores da instituição, o encontro ocorreu no Auditório da Reitoria, no campus Anglo, e teve como convidadas a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara, e a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade da UFPel, Cláudia Daiane Molet.
A atividade integrou a programação do programa “Mulheres Líderes”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade, e discutiu os desafios enfrentados por mulheres negras em espaços de decisão. O encontro proporcionou um espaço de escuta e troca de experiências, com reflexões sobre racismo estrutural, saúde mental e o papel das mulheres negras na gestão pública e universitária.
Durante a conversa, a vice-prefeita destacou a importância de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das desigualdades raciais. “Estamos numa cidade onde a maioria da população é negra, mas ainda pouco representada. Ter espaços como esse é fundamental para mudar essa realidade”, afirmou Daniela Brizolara.
A pró-reitora Daiane Molet reforçou o papel transformador da presença de mulheres negras em cargos de liderança. “Essa troca fortalece redes de cuidado, reconhecimento e apoio entre mulheres negras que ocupam lugares estratégicos e enfrentam cotidianamente o racismo estrutural.
Leia também a reportagem Reflexão e luta: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha evidencia as vozes e espaços de fortalecimento.
