Início do conteúdo

Gestão da UFPel: atividades de 19 a 30 de maio

Acompanhe as principais ações e atividades realizadas pela gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Brasília: Reitora da UFPel participa de reunião da Rede Unifronteiras e de encontros com Ministérios, Incra e Conab

Nas duas últimas semanas de maio, a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ursula Silva, cumpriu agenda em Brasília. A jornada iniciou com a participação na reunião da Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras), em que representantes de instituições federais localizadas em regiões de fronteira debateram desafios comuns e definiram a agenda de trabalho para 2025. A Unifronteiras, criada em 2024, articula ações conjuntas voltadas à formulação de políticas públicas nas áreas de fronteira, com foco na promoção da interculturalidade, do plurilinguismo e da integração regional.

Em encontro no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ursula apresentou à ministra Luciana Santos um projeto voltado à modernização do setor de tecnologia da UFPel, além de compartilhar dados sobre a produção científica e tecnológica da Universidade. A reunião contou com a presença da deputada federal gaúcha Daiana Santos e discutiu o protagonismo da Instituição na área da inovação e o papel estratégico das universidades na transformação do conhecimento científico em soluções que impactem positivamente a vida das pessoas.

No Ministério da Saúde (MS), a Reitora da UFPel reuniu-se com o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Oliveira. A pauta da conversa foram os projetos desenvolvidos pela UFPel para a formação de profissionais da saúde e a importância do apoio do MS para a ampliação dessas iniciativas e, consequentemente, da contribuição da UFPel à qualificação de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas diversas frentes de atenção à saúde pública. Ursula também esteve no Ministério do Esporte, em busca de apoio para novos projetos da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (Esef), com foco na qualificação dos espaços esportivos da Universidade.

A Reitora também visitou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde reforçou o compromisso entre a UFPel e o Incra para continuidade do projeto de formação de profissionais em Medicina Veterinária, que iniciará a sexta turma em 2025, consolidando-se como uma importante iniciativa de educação superior voltada às populações do no/do campo. Já na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ursula conversou com gestores para tratar do projeto voltado à sustentabilidade, desenvolvido pela UFPel em parceria com a Conab, que tem alcance nacional e envolve diferentes regiões do país.

 

Orçamento das Ifes é tema na Andifes e em reunião com o Ministro da Educação

A situação do orçamento das universidades federais tem sido pauta prioritária de trabalho da Gestão da UFPel, junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Ministério da Educação (Mec). Nos dias 21 a 22 de maio, a reitora da UFPel, Ursula Silva, participou da 205ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília. O encontro teve como principal objetivo debater os atuais desafios orçamentários enfrentados pelas instituições e apresentar propostas para o aperfeiçoamento das matrizes de distribuição de recursos. No dia 27 de maio, também em Brasília, Ursula participou da reunião de reitores e reitoras das Instituições federais de ensino superior (Ifes) com o ministro da educação, Camilo Santana. Na oportunidade, o Ministro anunciou as medidas do governo federal para conter a crise orçamentária provocada pelo Decreto nº 12.448, publicado em abril. Dentre as ações, estão a regularização financeira até o fim de maio, o retorno do limite de empenho mensal a 1/12 e a recomposição orçamentária de R$400 milhões para as Ifes. ”Essa é uma medida fundamental para garantir que as universidades continuem cumprindo sua missão pública. Nós, reitoras e reitores, sempre acreditamos que, com diálogo e responsabilidade, seria possível reverter esse cenário e a Andifes teve papel crucial nisso”, ressaltou Ursula.

 

UFPel vacina mais de 500 trabalhadores contra a Influenza 

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep) da UFPel já vacinou 565 trabalhadores da Instituição contra a Influenza. A campanha iniciou no dia 26 de maio e foi até a última segunda-feira (2). A Progep informa que, durante o mês de junho, ainda há a possibilidade de tomar a vacina. A aplicação precisa ser agendada com a CSQV, pelo e-mail csqv@ufpel.edu.br ou pelo telefone (53) 3284-3981.

 

CRInter oferece oficina de Cultura chinesa e mandarim

O Núcleo de Acompanhamento e Formação para a Internacionalização (Nafin) da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) da UFPel, com apoio da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras – NucLi, promove a oficina “Aventura em Chinês: introdução à cultura chinesa e ao mandarim”, nas terças-feiras, entre 10 de junho e 1o de julho, às 15h, no Laboratório IsF (sala 428) do campus Anglo. A ação será ministrada por estudantes intercambistas da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan (Suse) e tem como objetivo compartilhar elementos culturais chineses e apresentar o mandarim à comunidade da UFPel. Serão oferecidas 20 vagas para servidores docentes, técnicos-administrativos e estudantes com vínculo ativo na UFPel.

 

UFPel recebe professora da Universitat de Lleida e reforça parceria internacional

A professora Glòria Monclús, da Universitat de Lleida, na Espanha, visitou a UFPel, no último dia 30. O encontro com a reitora da UFPel, Ursula Silva, faz parte da agenda de trabalho conjunto entre as duas instituições, que mantêm um convênio de internacionalização desde 2023, visando ampliar a cooperação acadêmica e cultural. Participaram da reunião, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fábio Lima; a coordenadora de Arte e Cultura, Eleonora Santos; o coordenador de Internacionalização, Rafael Ventromille; o chefe do Núcleo de Apoio e Fomento à Extensão, Felipe Hermann; e os coordenadores do Projeto Geoparque Paisagem das Águas, Adriano Simon e Laura Rudzewicz.

 

Concurso público para o magistério é pauta de reunião entre UFPel e Prefeitura Municipal de Pelotas

Na segunda-feira, 26 de maio, o vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, participou de reunião com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Pelotas para discutir uma parceria na realização de concurso público para professores da rede municipal de ensino. O objetivo da cooperação é unir esforços para garantir transparência e eficiência no processo seletivo.

 

Reitora fortalece diálogo com a Faculdade de Educação 

No último dia 29, a reitora Ursula Silva visitou a Faculdade de Educação (Fae) e reuniu-se com a diretora da unidade, Gilcenira Rangel. O encontro busca estreitar o diálogo da Gestão com a Fae. Desde o início de sua gestão, a Reitoria e o Vice-Reitor têm visitado as unidades acadêmicas da UFPel para dialogar com as diretorias e conhecer de perto o cotidiano das atividades institucionais, considerando a importância desse contato direto para se conectar aos desafios e buscar soluções efetivas para as unidades.

 

Coex discute participação social e economia solidária na extensão

O pró-reitor de extensão e cultura da UFPel, Fábio Lima, participou do Seminário do Colégio de Pró-reitores de Extensão da Andifes (Coex), realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Brasília. No encontro, foram discutidas estratégias para a extensão universitária centradas na participação social e no fomento à economia solidária. Dentre os avanços destacados, está a criação da Coordenação de Extensão na Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Mec. A iniciativa é considerada um marco inédito, pois institui um espaço administrativo dedicado exclusivamente à extensão. Além disso, o Seminário abordou o progresso na articulação política para a inclusão do financiamento da extensão no Plano Nacional de Educação 2024-2034, fortalecendo a importância da extensão nas políticas públicas educacionais do país.

No último dia 26, o tema também foi discutido em reunião na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alers), com o deputado estadual Miguel Rossetto e o vereador de Pelotas Ivan Duarte. O debate com parlamentares busca articular ações da UFPel na extensão que integrem ainda mais a universidade e a comunidade. Participaram o pró-reitor Fábio Lima e o chefe do Núcleo de Apoio e Fomento à Extensão, Felipe Hermann.

 

UFPel participa de encontros sobre gestão de pessoas em Brasília

De 27 a 29 de maio, a pró-reitora de gestão com pessoas da UFPel, Taís Fonseca, participou do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas da Andifes (Forgepe). O Fórum discutiu temas relacionados à carreira e à vida funcional dos servidores das universidades. Na pauta, estavam as mudanças do estágio probatório, com participação de representantes da Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação (MGI); alterações sobre a concessão de transporte via instrução normativa do MGI; e uma conversa com a Coordenação Geral de Atendimento às Entidades vinculadas ao Sipec/Mec sobre a metodologia de distribuição de cargos e novas funções e as alterações da Lei 8.745/93. Durante o Fórum, também foi abordado o papel dos gestores de pessoas e o cenário atual, em diálogo com a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil). 

No dia 27, ocorreu uma reunião na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em que a pró-reitora Taís Fonseca, representou as instituições da região sul junto à Coordenação Nacional do Forgepe. O encontro tratou de questões administrativas de gestão de pessoas, que envolvem  a universidade e o TCU. 

 

Novos técnicos-administrativos recebem formação administrativa

De 19 a 23 de maio, a Progep realizou um encontro de integração e formação administrativa para 23 servidoras e servidores técnico-administrativos em educação (Taes) recém-ingressantes na UFPel. A capacitação incluiu duas manhãs de encontros presenciais e materiais disponíveis na plataforma e-Projeto. No primeiro dia, as pessoas ingressantes foram recepcionadas pelo vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, e pela pró- reitora de gestão com pessoas, Taís Fonseca, em um momento de acolhimento. Em seguida, a Progep abordou tópicos da rotina funcional, como frequência, estágio probatório, carreira, capacitação e saúde e qualidade de vida. No segundo dia, o tema foram os sistemas da Universidade e a segurança da informação, com a apresentação do Comitê de Integridade. A formação foi encerrada com a participação da Comissão Interna de Supervisionamento do PCCTAE (CSI) e do Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação Superior da Universidade Federal de Pelotas e Capão do Leão (Asufpel).

 

PROGEP promove integração entre servidores ativos e aposentados

Na tarde do dia 23 de maio, a Progep realizou o evento “Venha Reviver a UFPel”, no campus Anglo. O encontro homenageia servidoras e servidores aposentados e proporciona a integração com servidoras e servidores ativos na Instituição. Dentre as atividades, estavam a auriculoterapia, jin schin jyutsu, reiki, dança de salão, aferição de pressão arterial e glicose e exposição de produtos artesanais.

 


Este é o boletim semanal de atividades da gestão 2025-2028 da UFPel. O canal tem o compromisso de manter a comunidade informada sobre as principais ações e projetos realizados pela Reitoria. O boletim traz atualizações sobre as principais ações e projetos em andamento.