Nota da Gestão: a luta pela educação faz-se pelo exemplo e pelo firme e justo embate
A gestão Central da UFPel, inspirada em seu compromisso com uma universidade pública, de qualidade, gratuita e socialmente referenciada, tem demonstrado em seu agir seu inabalável compromisso na defesa de um espaço plural, livre, democrático e de defesa da universidade e de todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação.
Reconhecemos e respeitamos todos os espaços de mobilização da classe trabalhadora como instrumento indispensável à manutenção dos avanços obtidos e na resistência aos projetos reducionistas do papel da universidade e da educação.
Primamos nosso agir pelo respeito às entidades de classe, reconhecendo seus legítimos e necessários papeis, pela honestidade intelectual e pela lealdade nas lutas assumidas.
Por tal motivo, nos vimos impelidos a externar nosso mais firme rechaço a ilações e construções levianas, de lavra das denominadas entidades representativas da UFPel, que fizeram circular manifestação de repúdio em face de mensagem enviada pela Pró-Reitora de Ensino da UFPel em grupo de whatsapp de Coordenadores(as) de Colegiados de Curso.
A mensagem enviada pela Pró-Reitora de Ensino, que por sua história de vida em defesa da educação e do povo trabalhador por si só é capaz de descortinar a leviandade das ofensas que lhes são injustamente dirigidas, decorreu de pretérita provocação apresentada por diversos colegas Coordenadores(as) de Curso.
Significa dizer que, diferentemente do que consta na nota ora rechaçada, a manifestação da Sra. Pró-Reitora de Ensino não foi fruto de sua individual e espontânea escolha e não trouxe nenhum conteúdo pretensamente punitivo.
Ao contrário.
No desejo de colaborar com colegas Coordenadores(as) de Colegiado, a partir de vários questionamentos que lhe haviam sido trazidos, e em nome da Gestão da Universidade, apenas informou a todos que no dia 8 de dezembro “as aulas seriam ministradas normalmente” e que, portanto, eventual adesão implicará na natural recuperação. Nada mais, nada menos do que isto.
Como dito, a história se faz pelo agir e não pela retórica.
Por tal premissa e por reconhecer a relevância da mobilização que, por iniciativa da Sra. Pró-Reitora de Ensino, aí sim de forma espontânea e pretérita ao fato que deu origem à manifestação ora rechaçada, foram suspensas as atividades da Mostra de Cursos da UFPel.
Gabinete da Reitoria, 07.11.2023
“O direito incontestável de criticar exige de quem o exerce o dever de não mentir”. Paulo Freire