Comitê de Crise orçamentária participa da Assembleia dos Estudantes de Pós-Graduação

O Comitê de Crise Orçamentária da UFPel participou, na tarde desta quinta-feira (8), da Assembleia dos Estudantes de Pós-Graduação. Mestrandos e doutorandos de vários Programas de Pós-Graduação da Universidade realizaram o encontro para discutir sobre uma agenda de mobilizações contra os cortes e bloqueios no orçamento e no financeiro da Universidade, em especial, o corte de bolsas da pós-graduação.

Entre as angústias reveladas pelos pós-graduandos, estão a continuidade das pesquisas, tendo em vista que o recurso das bolsas é utilizado para despesas que as pesquisas necessitam para serem realizadas, e o atraso em despesas, como o aluguel. “Para mim, já é difícil estar aqui com bolsa, sem bolsa fica inviável”, disse uma estudante de Pós-Graduação.

A vice-reitora Ursula Silva, atualizou os estudantes sobre as novas movimentações que o Comitê que esteve reunido com o Secovi Zona Sul, Ministério Público Federal, entre outros. “Estamos buscando sensibilizar diversos setores sobre a nossa situação orçamentária, para que vocês consigam mais tranquilidade para também lutar pela nossa Universidade. Estamos com vocês nessa luta”, disse.

Por sua vez, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Júnior, também salientou as ações que o Comitê está realizando para revertes a crise e reforçou a solidariedade da gestão para com os estudantes. “Nos solidarizamos com vocês, nós também já recebemos bolsas para realizar as nossas pesquisas, sabemos dos desafios dos estudantes na pós-graduação e estamos contentes em ver a mobilização de vocês em defesa da Universidade”, destacou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Rafael Vetromille-Castro, informou sobre as ações da Pró-Reitoria tendo como objetivo recompor o pagamento das bolsas de pós-graduação. “Lançamos um comunicado para os estudantes que recebem bolsa institucional e outro para os bolsistas Capes. Estamos encaminhando informações para os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação para dar ciência às ações. Precisamos falar dos impactos destes cortes nas bolsas de pesquisas das instituições federais que são responsáveis por 85% da ciência brasileira”, salientou.