Reunião com Secovi busca sensibilizar sobre atrasos nos aluguéis dos estudantes que não receberam auxílios e bolsas

No final da manhã desta quarta-feira (7), representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) reuniram-se com o presidente do Secovi Zona Sul, Sérgio Cogoy, com o objetivo de sensibilizar o setor imobiliário sobre a situação dos estudantes da UFPel e do IFSul que não receberam o pagamento de auxílios de assistência estudantil e bolsas e, em função disso, poderão atrasar o pagamento de aluguéis de imóveis na cidade de Pelotas.

Na oportunidade, a reitora Isabela Andrade explicou sobre a crise orçamentária das universidades. “O Governo zerou o nosso caixa e não vamos conseguir pagar as despesas de dezembro. Nossos estudantes, muitos em vulnerabilidade socioeconômica, provavelmente não conseguirão arcar com as despesas de aluguéis. Estamos aqui para buscar uma saída para minimizar os prejuízos que os estudantes terão com os atrasos nos pagamentos”, explicou.

Apesar de não ter gerência sobre as imobiliárias, Sérgio Cogoy, colocou-se a disposição para intermediar o contato da UFPel e do IFSul com o setor, de forma a sensibilizar para crise orçamentária e os danos que a economia local sofrerá. “É importante pensarmos que os contratos são individuais e que os locatários também serão afetados pelo não pagamento, talvez eles precisem deste recurso também. É uma cadeia de prejuízos”, salientou.

Cogoy solicitou um documento com as demandas das duas instituições de ensino, para que o Secovi Zona Sul possa repassar para as imobiliárias sensibilizando as empresas para a situação dos estudantes. Além disso, ofereceu apoio para tratar do tema em outras cidades em que a UFPel e o IFSul tenham polos de ensino.