Estudantes ocupam o Campus 2 em protesto contra o bloqueio orçamentário

Um grupo de estudantes da UFPel ocupou o campus 2 da UFPel, na noite desta terça-feira (6), em protesto contra o bloqueio orçamentário realizado pelo Governo Federal. Representantes do Comitê de Crise, constituído pela UFPel para enfrentar o problema, visitaram os estudantes na manhã desta quarta-feira (7).

A visita teve como objetivo verificar a situação dos estudantes após a primeira noite na ocupação, atentando para o bem-estar do grupo e tirar dúvidas dos estudantes a respeito dos cortes e bloqueios orçamentários e financeiros. Neste sentido, o superintendente de Orçamento, Denis Franco, explicou a situação da UFPel após os cortes e bloqueios ocorridos no decorrer do ano. “Além das despesas com os auxílios e bolsas, a Universidade também não conseguirá pagar os contratos de serviços terceirizados e as despesas contínuas”, informou.

Os jovens estudantes, a maioria em vulnerabilidade social, demonstraram preocupação com os recursos de auxílios que não foram pagos neste mês, pois dependem deles para se manterem na cidade e na Universidade. A estudante de Artes Visuais, Letícia Lemos, de São Paulo, já havia perdido a bolsa de extensão e agora está apreensiva com o bloqueio. “Se não receber o auxílio moradia e alimentação, não tenho como seguir aqui em Pelotas e terei que desistir do meu curso”, pontuou.

A reitora Isabela Andrade ressaltou que até este momento a Gestão da Universidade conseguiu, após os cortes e os bloqueios orçamentários, realizar escolhas de quais despesas não seriam pagas. “Agora não temos o que escolher, estamos com o caixa zerado, mas a nossa prioridade será sempre os auxílios de assistência estudantil”, afirmou.

Apoio

Os estudantes que estão na ocupação solicitam apoio da comunidade com materiais de higiene e limpeza, colchões, lençóis e alimentos para ajudar o grupo e fortalece a resistência e a defesa de uma educação pública de qualidade. As doações podem ser entregues no Campus 2 (Alm. Barroso, 1202).