Nota da Gestão – Universidades Federais sofrem novo bloqueio

No final da tarde de 1º de dezembro, algumas horas após a suspensão do bloqueio orçamentário realizado em 28/11/22, as Instituições Federais e Ensino Superior sofreram, mais uma vez, o bloqueio de parte de seus recursos orçamentários e financeiros.

Ao contrário do bloqueio anterior, realizado pelo MEC, o bloqueio atual foi realizado pelo Ministério da Economia, que, além de ampliar o montante de orçamento bloqueado anteriormente, também bloqueou os recursos financeiros das instituições, necessários ao efetivo pagamento das despesas empenhadas.

Conforme ocorrido nos bloqueios anteriores, as IFES estão mobilizadas, através da sua associação, a ANDIFES, para reverter o bloqueio realizado.

Paralelamente, as IFES estão recorrendo ao Ministério Público para demandar a devolução dos recursos que foram retirados.

As IFES estão firmes na luta e exigem que ocorra uma rápida reversão do bloqueio, de forma similar ao que ocorreu no bloqueio anterior.

As consequências do não desbloqueio serão nefastas para uma parte considerável da comunidade acadêmica, que depende desses repasses para sua subsistência, incluindo estudantes bolsistas e trabalhadoras(es) terceirizadas(os).

Mantido este absurdo, intempestivo e desumano bloqueio, a UFPel exorta a toda a comunidade pelotense que mantém vínculos negociais com os estudantes (por exemplo, locadores de imóveis) que se sensibilizem e viabilizem composições individuais com as(os) estudantes injustamente atingidas(os).