Calote do Governo Federal impede o pagamento de bolsas e auxílios da assistência estudantil em dezembro

Um novo bloqueio de recursos orçamentários e financeiros por parte do Ministério da Economia atingiu diretamente em torno de 4 mil estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que ficarão sem bolsas e auxílios já em dezembro. O bloqueio zerou as contas da Universidade. Ao todo, contando com os recursos da assistência estudantil, bolsas de ensino, pesquisa e extensão, contratos com empresas terceirizadas e despesas contínuas, mais de R$ 7 milhões deixam de circular na economia local neste fim de ano.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Júnior, as bolsas e auxílios deveriam ter sido repassadas aos estudantes nesta segunda-feira (5), mas o pagamento não foi possível devido ao bloqueio.

Comitê de Crise

Tendo em vista os impactos do novo bloqueio para a comunidade acadêmica e na economia da região, a Reitoria da UFPel constituiu um Comitê de Crise para enfrentar os problemas decorrentes dos cortes e bloqueios orçamentários.

Segundo a reitora Isabela Andrade, o Comitê foi instaurado com o objetivo de identificar ações para dar publicidade à situação que a UFPel está enfrentando junto com outras universidades, buscar a recomposição do orçamento e mitigar o impacto do não pagamento de bolsas e auxílios, sensibilizando a população e os fornecedores sobre o tema. “Estamos trabalhando em duas linhas de ação com o objetivo de restituir o orçamento junto ao Governo Federal e amenizar os impactos financeiros para a comunidade acadêmica”, disse.

Dentro das ações planejadas até agora pelo Comitê, está uma reunião com a prefeita Paula Mascarenhas que ocorrerá ainda hoje, às 14h, uma reunião com o Ministério Público Federal, às 15h, e uma Coletiva de Imprensa, às 16h. Além disso, o Comitê pretende agendar reuniões com a Defensoria Pública da União, Câmara de Vereadores, Sindicato da Habitação (SECOVI – Zona Sul), Associação Comercial de Pelotas (ACP), Aliança Pelotas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) entre outros.

Coletiva de Imprensa

Uma coletiva de imprensa será realizada na tarde desta terça-feira, às 16h, no auditório da Reitoria, no 4º andar do Campus Anglo.

A coletiva será transmitida pela Rádio Federal FM e pelo YouTube oficial da UFPel.

Confira a Nota da Gestão e a Nota das Instituições Federais de Educação Superior do RS sobre o tema.