Condir manifesta-se sobre o bloqueio de recursos orçamentários e financeiros

O Conselho Diretor da Universidade Federal de Pelotas (Condir/UFPel) reuniu-se na manhã desta quinta-feira (08) no Gabinete da Reitoria em caráter extraordinário. A pauta foi o recente bloqueio de recursos orçamentários e financeiros que a instituição sofreu por parte do Ministério da Economia. Com a medida, o caixa da UFPel está zerado e não há recursos para pagamentos de assistência estudantil, bolsas de ensino, pesquisa e extensão, contratos com empresas terceirizadas e despesas contínuas. São mais de R$ 7 milhões que deixam de circular na economia local neste fim de ano.

Na ocasião, a reitora Isabela Andrade, o superintendente de Orçamento e Gestão de Recursos, Denis Franco, e o pró-reitor Administrativo, Ricardo Peter, explanaram aos conselheiros a respeito da situação crítica.

A reitora ressaltou a importância de compartilhar as informações com o Condir, instância onde se fala sobre planejamento e na qual se avalia o Relatório de Gestão da Universidade. “O cenário ficou catastrófico e a situação tensa e angustiante, em especial para os estudantes”, ressaltou.

Dada a situação, o Condir lançou uma nota, manifestando a preocupação com o cenário enfrentado pela UFPel. Leia aqui: NOTA CONDIR

Leia ainda:

Calote do Governo Federal impede o pagamento de bolsas e auxílios da assistência estudantil em dezembro

Caixas zerados: UFPel e IFSul promovem coletiva de imprensa sobre o assunto

Crise no Orçamento: gestões da UFPel e do IFSul reúnem-se com a prefeita

UFPel e IFSul participam de reunião com Ministério Público sobre a crise orçamentária

Estudantes ocupam o Campus 2 em protesto contra o bloqueio orçamentário

Defensoria Pública da União une-se à mobilização contra os cortes orçamentários