Início do conteúdo

Capacitações para servidores estão com inscrições abertas

Seis opções de capacitação estão abertas para servidores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) até o momento neste mês de setembro.

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CDP/Progep) oferece as atividades “Relações Interpessoais e Conflitos no Trabalho” (dia 21), “Planejamento e Organização de Trabalho” (dia 22), “Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para Iniciantes” (dia 23), “A Comunicação Assertiva para a Promoção do Bem-Estar” (dia 26), “Reflexões sobre o Papel das Mulheres na Ciência e na Inovação” (dia 27) e “Boas Práticas e Uso de Recursos Avançados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Saiba mais sobre as iniciativas:

Relações interpessoais e conflitos no trabalho
Data: 21/09 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 16h
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa:
• Reflexão sobre as relações interpessoais no trabalho;
• O conflito como fenômeno inerente à vida organizacional;
• A gestão do conflito;
• Conflito e suas repercussões no trabalho e na saúde psíquica dos sujeitos.
Facilitadora: Luciana Florentino Novo (Docente do Centro de Ciências Sócio-Organizacionais – CCSO/UFPel)
Inscrições: até 15/09

Planejamento e Organização de trabalho
Data: 22/09 (quinta-feira)
Horário: das 14h às 16h
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa:
A capacitação abordará a importância do planejamento e seus desdobramentos, organizando prioridades; divisão e responsabilização por tarefas nas unidades.
Facilitadoras:
Profª. Isabel Cristina Rosa Barros Rasia (Centro de Ciências Socio-Organizacionais – UFPel)
Profª Ana Paula Lemos Centeno (Centro de Ciências Socio-Organizacionais – UFPel)
Inscrições: até 15/09

Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para Iniciantes
Data: 23/09 (Sexta-feira)
Horário: das 09h às 11h
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa: A capacitação tem o objetivo de apresentar as principais funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para facilitar a tramitação eletrônica de processos administrativos na UFPel.
• Acessar o SEI;
• Receber Processo;
• Atribuir Processo;
• Inserir Anotação;
• Iniciar Processo;
• Excluir Processo;
• Enviar Processo;
• Concluir Processo;
• Assinar Documento Interno;
• Incluir Documento Externo;
• Excluir Documento do Processo;
• Imprimir Documento;
• Dar Ciência;
• Verificar o Histórico do Processo;
• Incluir Processo em Acompanhamento Especial;
• Executar Pesquisa;
• Reabrir Processo;
• Estatística dos Processos;
• Marcadores;
• Bloco de Assinatura.
Facilitadora: Rosana Ávila Pereira Chollet (Servidora técnico-administrativa da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento – PROPLAN/UFPel)
Inscrições: até 20/09

A Comunicação Assertiva para a promoção do bem-estar
Data: 26/09 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 16h
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa: A Comunicação não violenta nas relações cotidianas; Bem-Estar e Resiliência.
Facilitadora: Simone de Biazzi Avila Batista da Silveira (Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG)
Inscrições: até 22/09

Reflexões sobre o papel das mulheres na Ciência e na Inovação
Data: 27/09 (Terça-feira)
Horário: das 14h30 às 16h
Realização: plataforma Webconf da UFPel (na modalidade on-line)
Ementa:
• Participação feminina nas áreas científicas;
• Mercado de trabalho e suas diferenças;
• Profissões femininas?
• O feminismo e sua contribuição na busca de uma sociedade mais igualitária.
Facilitadora: Silvia Trisch dos Santos Acunha (Servidora técnica-administrativa da UFPel)
Inscrições: até 22/09

Boas práticas e uso de recursos avançados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Data: 29/09 (quinta-feira)
Horário: das 08h30min às 10h30min
Modalidade: Presencial
Local: Auditório da Reitoria – 4º Andar Campus Anglo
Ementa:
Recursos do SEI:
• Bloco de assinatura;
• Acompanhamento especial;
• Busca e uso da base de conhecimento;
• Andamento do processo;
• Relacionamento e anexação de processos;
• Sobrestamento de processos;
• Uso do recurso de pesquisa e estatísticas;
• Uso do grupo de envio (e-mail, envio e contatos);
• Envio de e-mail;
• Cadastro de usuário externo e disponibilização de documentos para usuário externo;
• Texto padrão;
• Documento modelo;
• SEI++;
• Uso do aplicativo.
Boas Práticas no uso do SEI:
• Uso do SEI: qual finalidade;
• A importância da classificação de processos;
• A importância da especificação do processo;
• Interessado no processo/documento;
• Retorno de bloco de assinatura;
• Não utilizar o retorno programado;
• Problema de processo abertos em Unidades sem necessidade;
• Questões de segurança;
• Link de documentos no SEI;
• Dê preferência ao editor do SEI;
• Não reinserir um arquivo nativo SEI novamente;
• Uso da atualização de andamento para registro de informações relevantes.
Facilitador: Prof. Júlio Carlos Balzano de Mattos (Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTEC/SGTIC da UFPel)
Inscrições: até 26/09