Gestão da UFPel: atividades de 2 a 6 de junho
Acompanhe as principais ações e atividades realizadas pela gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
UFPel participa do Fórum de Reitores do BRICS+
Nos dias 5, 6 e 7 de junho, a reitora da UFPel, Ursula Silva, participou da segunda edição do Fórum de Reitores das Universidades do BRICS+, que reuniu gestores de instituições de mais de 10 países na cidade do Rio de Janeiro (RS). Esta é uma plataforma estratégica de cooperação acadêmica e científica entre as principais universidades do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Durante o encontro, a UFPel passou a integrar oficialmente a Liga das Universidades Brasil–Rússia–Bielorrússia, que reúne IES de destaque em ensino e pesquisa nos três países. No mesmo evento, foi assinado um protocolo de intenções entre a UFPel e o Instituto Pushkin com o objetivo de promover o ensino da língua russa na universidade.
“A UFPel está localizada em uma região geoestratégica, tanto para o país quanto para o mundo, o que favorece parcerias internacionais. Hoje, precisamos de uma universidade conectada globalmente para formar profissionais preparados para os desafios contemporâneos”, comentou Ursula. Também participou do encontro o coordenador de Relações Internacionais, Rafael Vetromille de Castro.
Reunião do Fórum Social da UFPel reúne lideranças e apresenta nova gestão da PREC
Ocorreu na última quinta-feira (6), a primeira reunião do Fórum Social da UFPel após a posse da nova gestão. O encontro aconteceu no auditório do Museu do Doce e contou com a presença de 35 lideranças comunitárias, representando diferentes setores e territórios da cidade e da região.
A pauta principal foi a apresentação da nova equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e da coordenação do Fórum, destacando o compromisso institucional com o fortalecimento da extensão universitária como instrumento de transformação social. A nova gestão reiterou sua disposição em manter um canal aberto e direto com os movimentos sociais, comunidades tradicionais, associações de bairro e demais organizações da sociedade civil.
O Fórum Social tem como objetivo captar demandas da sociedade organizada e, a partir delas, fomentar ações articuladas junto aos diversos setores da universidade. Nesse sentido, o evento consolidou-se como espaço de construção coletiva de pautas prioritárias para os territórios e grupos historicamente marginalizados.
Por isso, foram tratados temas considerados urgentes, como a regularização fundiária de territórios quilombolas, os efeitos desiguais das catástrofes ambientais sobre populações vulneráveis, o acesso à saúde pública e a precariedade das vias urbanas em determinadas regiões da cidade.
Programa do Governo do RS é lançado na FAEM
Na sexta-feira (6), a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel recebeu o lançamento do programa Terra Forte, iniciativa do governo do Rio Grande do Sul voltada para a agricultura familiar. O secretário estadual Vilson Covati esteve presente no evento.
O Terra Forte tem como objetivo apoiar os 495 municípios do estado na recuperação e cobertura do solo, promovendo a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar.
Comitê discute melhorias na rotina de pessoal da UFPel
No dia 4, o Comitê de Gestão de Pessoas (CGP), vinculado ao Comitê de Governança, se reuniu para dialogar sobre temas para melhoria da rotina de pessoal na UFPel. Foram discutidas pautas como a análise da revisão da matriz administrativa nas unidades acadêmicas, que busca otimizar a estrutura organizacional quanto à força de trabalho de servidores técnico-administrativos.
Outros temas abordados foram o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), presencialidade na Área de Saúde e acordo sobre a natureza do cargo e das atividades. Por fim, os membros do CGP revisaram a regulamentação do estágio probatório, considerando a necessidade dos próximos passos na instituição, a partir de decreto e instrução emitidos neste ano.
UFPel e Prefeitura de Arroio Grande discutem planejamento do saneamento básico
No dia 5 de maio, representantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram de uma reunião com a Prefeitura de Arroio Grande para tratar do planejamento do saneamento básico do município. Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fábio Lima, o assessor do Programa de Educação Comunitária da PREC, Felipe Herrmann, e o professor Maurizio Quadro, do curso de Engenharia Ambiental.
O encontro discutiu o desenvolvimento de um projeto de extensão da UFPel voltado para melhorias no saneamento básico, visando beneficiar a população local por meio de soluções sustentáveis e eficazes.
UFPel participa do Fórum de Reitores Brasil-China
No último dia 3, o coordenador das Relações Internacionais da UFPel, Rafael Vetromille de Castro, representou a universidade no Fórum de Reitores Brasil-China, realizado em Brasília (DF). O evento reuniu lideranças acadêmicas dos dois países com o objetivo de fortalecer parcerias e promover novas colaborações, programas conjuntos de pesquisa e intercâmbios acadêmicos.
No evento foram anunciados acordos de cooperação da CAPES com instituições chinesas e apresentados possíveis temas de cooperação entre os países por meio das universidades. O coordenador salientou que temas como a inteligência artificial e da educação com tecnologia foram destaques entre essas possibilidades de atuação conjunta.
Deputada estadual visita Centro de Pesquisas Meteorológicas
No dia 30 de maio, a deputada estadual Laura Sito (PT-RS) realizou visita ao Centro de Previsões e Pesquisas Meteorológicas (CPPMET) da UFPel. Durante o encontro, foram realizados alinhamentos para aprimorar o serviço de previsão meteorológica.
A visita incluiu um tour pelas instalações do curso de Meteorologia e do CPPMET, com o objetivo de fortalecer, por meio da extensão universitária, a conexão entre as previsões meteorológicas e as tomadas de decisão regionais relacionadas ao clima.
UFPel promove formação sobre saúde, violências estruturais e assédio moral no trabalho
Também em 30 de maio, ocorreu a terceira ação da Formação de Gestores oferecida pela Progep, com o tema “Determinação social de saúde, violências estruturais e assédio moral no trabalho”.
Na oportunidade, foram discutidos temas como o assédio moral e sexual, preconceito, estereótipo, discriminação e exclusão, racismo, sexismo, divisão racial e sexual no trabalho, capacitismo e intervenções preventivas e reativas. A formação faz parte de um projeto de ações para auxiliar as práticas de lideranças que atuam na Universidade.
Formação docente aborda museus como espaços de aprendizagem
No dia 28 de maio, a Coordenação de Pedagogia Universitária (CPA/PRE) realizou formação continuada para docentes com o tema “O Museu como Espaço de Aprendizagem: Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras”. O evento destacou a importância de utilizar espaços não convencionais, como museus, para enriquecer a experiência educativa.
A atividade buscou incentivar os professores a explorarem ambientes multidisciplinares, integrando arte, história e ciência em suas metodologias de ensino. A ideia é reforçar o papel desses espaços como ferramentas pedagógicas que estimulam a curiosidade, a reflexão crítica e a aprendizagem significativa.
Participantes tiveram a oportunidade de vivenciar dinâmicas interativas e discutir como incorporar esses recursos em suas disciplinas, ampliando as possibilidades de ensino além da sala de aula tradicional.
Projeto busca valorizar fruticultura tradicional e recuperar áreas degredadas em Pelotas
Na última sexta-feira (6), uma equipe multidisciplinar UFPel reuniu-se para dar início a um projeto voltado à recuperação de áreas degradadas ao redor dos arroios locais, vinculando a iniciativa à fruticultura e à produção de doces tradicionais de Pelotas.
Participaram da reunião a diretora do Museu do Doce, Nóris Leal, os professores Mário Canever (FAEM), Felipe Herrmann (FN) Marília Lazarotto (CEng) e Rafael Beltrame (CEng) e as técnicas-administrativas em Educação Patrícia e Mariane Rosenthal.
Reitora recebe representantes da União Brasileira de Mulheres
Na última terça-feira (3), a reitora Ursula Silva recebeu representantes da União Brasileira de Mulheres (UBM) para uma reunião voltada ao fortalecimento de projetos relacionados à participação feminina na ciência.
Durante o encontro, foram debatidas pautas relacionadas ao papel da universidade no incentivo à presença de mulheres na ciência, bem como possibilidades de parcerias e ações conjuntas entre a UFPel e a UBM. No encontro, a reitora da UFPel e a representante da Direção Nacional da UBM falaram também sobre a conferência nacional que vai acontecer no final de setembro em parceria com a UFPel.
Estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, Claudia Daiane Mollet, a coordenadora de Pesquisa, Marcia Mesko, a representante da Direção Nacional da UBM, Laudijane Domingos, as vice-presidentes da UBM/RS, Danusa Alhandra e Fabiane Pavani, a secretária de Finanças da entidade, Salete de Souza, além das professoras Virgínia Alves e Lisane Brizolara.
Pró-Reitora da UFPel participa de encontro nacional do Fonaprace
A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, Josy Anacleto, participou na última semana do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), realizado em Belo Horizonte (MG). O encontro abordou temas centrais para a permanência estudantil, como a regulamentação da nova Lei do PNAES, políticas de enfrentamento ao assédio e o papel da orientação educacional na permanência de nossos estudantes.
A programação do evento incluiu ainda apresentações culturais com artistas egressos da UFMG, além da inauguração da primeira edição da exposição “A Assistência Estudantil nas Universidades Federais”.
PRE participa de reunião extraordinária do COGRAD
A PRE participou da 2ª Reunião Extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da ANDIFES (COGRAD), que aconteceu de 3 a 5 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Dentre os temas discutidos na reunião, a centralidade foi o novo marco regulatório da educação a distância, regulamentado pelo Decreto nº 12.456/2025, que traz mudanças significativas para a oferta de cursos superiores a distância no Brasil.
Audin e PRE realizam reunião para qualificação de processos acadêmicos
Foi realizada reunião, em 27 de maio, entre a Unidade de Auditoria Interna (Audin) e a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) a fim de tratar de diferentes auditorias que se encontram em andamento nesta unidade administrativa.
Entre os temas tratados, estiveram a qualificação de processos relativos à publicação de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), registros de aulas por docentes no sistema acadêmico, tratamento dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e utilização do sistema Cobalto.
Este é o boletim semanal de atividades da gestão 2025-2028 da UFPel. O canal tem o compromisso de manter a comunidade informada sobre as principais ações e projetos realizados pela Reitoria. O boletim traz atualizações sobre as principais ações e projetos em andamento.
