Projeto da UFPel investiga a qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista
O projeto Rede TEA Brasil da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está se destacando como uma iniciativa que busca investigar o cuidado e a atenção à saúde das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Brasil. Buscando enfrentar as lacunas existentes no sistema de saúde, a Rede TEA Brasil está conduzindo uma análise detalhada da organização das redes de atenção à saúde pública em cada estado do país.
Um dos principais focos do projeto é a identificação das áreas críticas que afetam o atendimento às pessoas com TEA. A análise está revelando a escassez de centros especializados e a urgente necessidade de mais profissionais capacitados, essenciais para garantir um atendimento de qualidade. Essa avaliação é fundamental para traçar estratégias eficazes e desenvolver políticas que possam melhorar significativamente o suporte disponível para essa população.
De acordo com a coordenadora do projeto, Juliana Vaz, o levantamento de dados, bem como a divulgação desses resultados à sociedade é de extrema importância para que todas as famílias com indivíduos com TEA saibam de seus direitos de forma clara e acessível. “Nosso projeto além de realizar este levantamento busca torná-los disponíveis de modo que possamos melhorar cada área ainda carente de leis e políticas públicas em todos os estados.” disse.
Interessados em conhecer o projeto e acompanhar as publicações podem acessar o site e o Instagram da Rede TEA Brasil.