UFPel promove Acolhida do semestre 2023/1 com inauguração do Largo do Bola

Estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começam a ser recepcionados para o primeiro semestre letivo de 2023 nesta segunda-feira (12), dia de início das atividades acadêmicas. Uma das atrações será a inauguração do Largo do Bola, em frente ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), na rua Alberto Rosa, 154. Na ocasião, haverá apresentações musicais. A atividade será às 16h30min.
Para a reitora da UFPel, Isabela Andrade, este é um momento para congregar a comunidade que volta às suas atividades. “Estamos felizes com a chegada de estudantes que iniciam sua trajetória e das demais pessoas que já estão conosco”, afirma. Isabela diz que cada início de semestre traz a esperança de dias melhores: “Sempre na expectativa da valorização das universidades públicas, que já tem sido percebida”.
Largo do Bola
João Alberto dos Santos Pedroso, o Bola, foi um conhecido servidor técnico-administrativo da UFPel, onde trabalhou de 1992 a 2021, tendo sido o primeiro servidor da ativa da Universidade a falecer de Covid-19 e mais uma das milhares de vítimas do país. Bola dedicou sua vida às lutas coletivas e na defesa da Universidade Pública, sendo incansável defensor dos direitos estudantis e da classe trabalhadora.
O Largo da rua Coronel Alberto Rosa, entre as ruas Almirante Tamandaré e Benjamin Constant, passa a ser chamado com seu apelido como homenagem da instituição e da comunidade universitária, inclusive por ser localizado em frente ao prédio do ICH, onde trabalhava ultimamente. A inauguração do espaço contará com fala de autoridades da UFPel, colegas e amigos de Bola, além de apresentações musicais de artistas admirados por ele. O professor Leandro Maia é um deles e já confirmou presença.
Mundo UFPel
Também integra a programação de Acolhida o evento “Mundo UFPel”, que ocorre no dia 17, das 9h às 13h. Nesse dia, os prédios da UFPel estarão abertos à visitação e mais de 150 atividades serão promovidas para receber os participantes, como oficinas, exposições, ações de demonstração, visitas a laboratórios, experimentos, rodas de conversa, mostras interativas, apresentações e outros formatos pensados para mostrar ao público as diferentes possibilidades oferecidas pela Universidade.
Acolhida prossegue
Outras atrações também deverão ser realizadas na semana seguinte, que inicia no dia 19. Em breve, a programação será divulgada.