UFPel abre prédios a visitação no dia 17

A comunidade de Pelotas e região é convidada a conhecer mais de perto a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no dia 17 de junho. Nessa data, das 9h às 13h, ocorre o evento “Mundo UFPel”. Além de estar com seus prédios abertos à visitação, a instituição vai promover mais de 150 atividades para receber os participantes, como oficinas, exposições, ações de demonstração, visitas a laboratórios, experimentos, rodas de conversa, mostras interativas, apresentações e outros formatos pensados para mostrar ao público as diferentes possibilidades oferecidas pela Universidade.

A proposta da instituição é aproximar potenciais candidatas e candidatos a estudar na UFPel, já que possui, regularmente, diversos processos seletivos para preenchimento de vagas novas e remanescentes (saiba mais).

Na ocasião, as pessoas participantes irão conhecer mais a estrutura da instituição, o funcionamento dos cursos, as formas de ingresso e auxílios, além de tirar dúvidas sobre cada graduação. Os cursos também apresentarão matriz curricular, perfil do egresso e possibilidades de atuação em cada área.

Além de ser realizado num sábado, para facilitar o acesso a todas as pessoas, inclusive trabalhadoras, o “Mundo UFPel” coincide com o último final de semana da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), oportunizando a visitação a um público ampliado.

Múltiplas atrações
Diversas áreas do conhecimento poderão ser exploradas pelos participantes. Seja para conhecer mais sobre determinado curso ou mesmo decidir entre alguns deles, os visitantes terão à disposição uma programação altamente variada, tanto em temas quanto em formatos.

Por exemplo, estão previstas oficina de teatro, dança e zines; exibição de curtas-metragens; apresentações musicais; análise microscópica de alimentos; experimentos com tinta invisível, extração de óleos aromatizantes e identificação de impressões digitais; cena de crime simulada com informações sobre coleta de vestígios; preparação de formulação farmacêutica e produção de materiais como espumas e filmes finos. Também serão realizadas mostras de Jogos Digitais, Hardware e Robótica; oficinas de Rádio, Foto e Vídeo; leituras literárias; minigincana do Direito; brincadeiras na Brinquedoteca; jogo “verdades e mentiras” dos personagens do folclore; oficinas de Dobraduras e Tangram; oficinas de Yoga e Tamborterapia.

Haverá, ainda, demonstração teórico-prática de atendimento em parada cardiorrespiratória, engasgo, desmaio e crise convulsiva; atividades de simulação em saúde; oficina de Atividades e Recursos Terapêuticos; Seminário “Conhecendo as Nuvens”, da Meteorologia; exposição de peças anatômicas de animais domésticos e selvagens; ações de estudo de interações ecológicas, especiação e evolução.

A origem da carteira de trabalho, conforme acervo do curso de História; bate-papo sobre a desmistificação da Idade Média; e exposição “Como um doce olhar: Pelotas para quem?” (painéis em celulose com intervenções fotográficas em fotografias antigas) são atrações confirmadas.

O evento terá também Mostra de Astronomia; oficina de espectroscopia com a câmera do celular; atividade sobre o desenvolvimento das ideias científicas; demonstrações de uso de biogás, geotecnologias, biorremediação, gerenciamento de resíduos, educação ambiental, compostagem, recuperação de áreas e bioenergias.

A programação completa, com os horários e locais de cada atividade, pode ser acessada no site do “Mundo UFPel”, onde também estão mapas com a localização das unidades e cursos.