Nota da Gestão – Não esquecer: Para lutar sempre!

O conhecimento histórico nos permite compreender como o passado influencia o presente, o caminho que percorremos, seus desvios, atalhos e obstáculos. É um indispensável instrumento de conscientização da sociedade para que se mantenha alerta frente à possibilidade de retrocessos culturais, sociológicos, científicos e políticos. É por isso que neste dia 31 de março se faz imperiosa a manifestação da Universidade Federal de Pelotas acerca do “dia que durou 21 anos”.

A UFPel, como instituição pública, plural e democrática, tem dentre seus valores institucionais o comprometimento com a educação e com o conhecimento pautados na liberdade de expressão, na democracia, na ética, na justiça, no respeito à identidade e à diversidade e no seu compromisso social como agente de transformação. Precisamos recordar o dia 31 de março como um momento triste na história brasileira, eis que marcou o início de um período de privação das liberdades e das garantias individuais. Um período de violência estatal e supressão de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

As universidades brasileiras, por seus estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes sofreram constante perseguição pelo regime então instalado, lhes sendo tolhida a plena liberdade de expressão e de cátedra. Neste cenário, “se o preço da liberdade é a eterna vigilância” a UFPel tem demonstrado, por seu agir, sua firme posição e sua constante atenção contra qualquer cenário que possa permitir, mesmo que minimamente, qualquer retrocesso.

Não esquecer: Para lutar sempre!

Publicado em 31/03/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Gestão, Nota da Gestão, Nota da Reitoria, Reitoria.