Boletim Meteorológico indica semana de muitas nuvens e retorno do frio

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda (09) aponta que a semana será de muita nebulosidade no Rio Grande do Sul e haverá retorno do frio, com temperaturas mínimas próximas de 5˚C na maioria das regiões.

De acordo com o boletim, o predomínio dos ventos sul e sudeste trará ao estado o frio junto com muita umidade do mar, deixando a região costeira, zona sul, capital e litoral norte com bastante nebulosidade. Nas demais regiões o sol aparece entre nuvens. Mesmo com toda a umidade oriunda do oceano, não há expectativa de grandes volumes de chuva para a semana.

De acordo com o CPMet, a tendência para a terceira semana de agosto é de nebulosidade com temperaturas amenas. A expectativa é que as chuvas possam vir de forma irregular entre o meio e final da próxima semana.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a previsão climática para o trimestre agosto-setembro-outubro, que é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.