Graduação mostra novas estruturas e diretrizes que privilegiam a reflexão e políticas de ensino

Imagem 125Remodelação das estruturas, diálogo com a comunidade e novas diretrizes institucionais. Estes foram alguns dos ingredientes que fizeram parte do trabalho realizado na Pró-Reitoria de Graduação da UFPel de janeiro até agora. A Pró-Reitoria apresentou estas e outras informações durante as audiências públicas realizadas nesta quinta-feira (17), ao meio-dia no Campus Capão do Leão e no fim da tarde na Faculdade de Arquitetura, em Pelotas.

As audiências tiveram a coordenação e apresentação da pró-reitora de Graduação, Fabiane Tejada. Ela apresentou as novas estruturas da PRG, que tem como órgãos principais a Secretaria e as Coordenações de Registros Acadêmicos, de Ensino e Currículo e de Programas e Projetos.

A pró-reitora fez referência às diretrizes de seu setor, entre os quais destacam-se o comprometimento com a criação e implementação de espaços de reflexão, para a construção de políticas para o ensino de graduação e a mobilização para o contínuo fazer neste sentido, não imaginando um modelo definitivo de ensino, mas conquistando um modelo a partir da reflexão permanente.

“Queremos incentivar a produção de conhecimento nos diferentes cursos da instituição a partir da realidade histórica – geográfica, nos níveis sociais, político, econômico e cultural, desde o lugar mais próximo, o município, até o mais amplo, o planeta, criando condições favoráveis à melhoria do funcionamento da vida acadêmica e da qualidade dos cursos oferecidos”, afirmou Fabiane Tejada.

A garantia do acesso à educação superior conforme critérios de equidade, com a implementação de políticas efetivas de permanência dos alunos e a promoção do agir acadêmico observando os valores éticos, juntamente com a liberdade acadêmica e a autonomia institucional, entendendo estes aspectos como colunas basilares da educação superior são diretrizes adotadas.

O apoio ao desenvolvimento de ferramentas de ensino, métodos e técnicas contemporâneas de pedagogia e atividades que fortaleçam a associação entre ensino, pesquisa e extensão como aquelas de iniciação científica, PET e PIBID e o acompanhamento de novas propostas curriculares no país e no exterior com vistas a buscar referências para as discussões e atualizações dos projetos pedagógicos dos cursos também foram citadas pela pró-reitora durante a audiência.

Ações
Entre as ações realizadas pela PRG estão visitas aos Cursos-acompanhamento in loco das demandas, a apresentação das ações da PRG em audiência pública, a implementação da Pedagogia Universitária, o acompanhamento da implementação do NAI-CPP (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Coordenação de Programas e Projetos), o acompanhamento da reestruturação do sistema acadêmico e novas normatizações junto ao COCEPE, a continuação do trabalho nas comissões criadas e o diálogo com coordenadores de cursos para diagnosticar e implementar questões específicas, como visitas com Cursos do CEAD para observar experiências– UFSM ou UFRGS para implementação dos Cursos no modelo proposto pela gestão.

Foram apresentadas ainda as principais ações das três Coordenações da PRG. Confira toda a apresentação no arquivo PRO, que está disponível também na página da PRG, que é a http://wp.ufpel.edu.br/prg/.

Diálogo
Imagem 074O desenvolvimento do diálogo com a comunidade universitária, através das audiências públicas das pró-reitorias, iniciativa desta Gestão inédita na Universidade, foi destacado pelo reitor Mauro Del Pino durante o evento. Para ele, a Instituição ganha em transparência e democracia. “Temos de estabelecer a cultura do diálogo e do debate. Estamos firmando uma nova relação, através das prestações de contas e da escuta da comunidade”, afirmou o reitor.

Del Pino saudou a remodelação da PRG e o trabalho das três novas coordenações e lembrou a complexidade que é gerenciar 104 cursos de graduação.

Em sua fala, o vice-reitor Carlos Mauch recordou que as audiências da PRG dão sequência ao trabalho iniciado com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, antes do período de férias. “Este processo de prestação de contas, de escuta da comunidade e de debate é fundamental para que possamos encontrar os caminhos que a Universidade deve trilhar”, ressaltou. Mauch disse que este é mais um compromisso assumido pela Gestão que está sendo agora cumprido.

Publicado em 18/10/2013, na categoria Destaque.