Início do conteúdo

Hipertensão arterial: doença silenciosa

O dia 17 de maio é lembrado como o Dia Internacional de Prevenção e ao Combate da Hipertensão Arterial. A data procura alertar a sociedade sobre uma das doenças que mais acomete a população mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), O número de adultos com hipertensão entre 30 e 79 anos aumentou de 650 milhões para 1,28 bilhões nos últimos 30 anos.

No Brasil, a hipertensão arterial é a doença de maior prevalência na população do país e é a principal causa de morte.  De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial mata 300 mil brasileiros anualmente, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. 32% da população adulta brasileira, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos, têm hipertensão. Somente 50% sabem que são hipertensos e apenas metade realiza tratamento.

Para o médico cardiologista e coordenador do Ambulatório de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, Eduardo Bertoldi, a melhor maneira de evitar a hipertensão arterial é a adoção de hábitos de vida saudáveis. “Com relação a dieta, em termos gerais seria o consumo regular de vegetais e legumes, preferir grãos integrais aos refinados, buscar o uso de alimentos frescos, evitando processados e ultraprocessados, e reduzir dentro do possível o consumo de sal”. Outros fatores importantes incluem manter um peso corporal saudável, praticar atividade física, não fumar, evitar consumo excessivo de álcool, e buscar dormir o suficiente e com qualidade comenta o médico.

A hipertensão aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, cerebrais e renais e é uma das principais causas de morte e doenças em todo o mundo. Pode ser facilmente detectada por meio da aferição da pressão arterial, em casa ou no centro de saúde, e muitas vezes pode ser tratada de forma eficaz com medicamentos de baixo custo.

A Hipertensão (pressão alta) acomete pessoas em todas as fases da vida. Os sintomas costumam aparecer apenas em fases mais avançadas ou quando a hipertensão aumenta de forma abrupta. O controle da pressão arterial reduz em 42% o risco de derrame e em 15% o risco de infarto, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Eduardo Bertoldi alerta que embora existam algumas situações em que a hipertensão arterial pode gerar sintomas, a mensagem importante a passar é de que, quase sempre, a hipertensão não gera sintoma algum. “De fato, se utilizarmos a presença de sintomas para buscar e tratar a hipertensão, a imensa maioria dos casos ficará com tratamento inadequado, com potencial para sérias consequências à saúde. A mensagem principal: hipertensão é assintomática, temos que medir a pressão como medida de saúde”, alertou.

Além disso, o profissional destaca estratégias de educação sobre saúde e promoção de hábitos saudáveis, regramento estabelecendo limites do teor de sódio de alimentos prontos e buscando a redução do uso do sal como conservante de alimentos como oportunidades futuras a ser adotadas pelo poder público para a prevenção da doença.

Através do programa Farmácia Popular do Governo Federal, é disponibilizado gratuitamente para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) seis medicamentos para o tratamento da hipertensão arterial. Para receber gratuitamente os remédios, o paciente precisa ser matriculado numa unidade pública de saúde e se cadastrar no programa. Para efetuar o cadastro, o paciente precisa apresentar os seus documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e o cartão do SUS.

 

Publicado em 17/05/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags prevenção de doenças, prevenção e controle de doenças.