PPG em Filosofia promove conferência sobre a ditadura militar no Brasil

Na noite desta terça-feira (23), às 19h, na Faculdade de Direito da UFPel, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade promoverá a conferência “Resistência democrática após o golpe de 1964: uma análise filosófica”. A conferência será apresentada pela professora titular da Universidade Federal de Goiás, Helena Esser dos Reis. Com entrada franca e aberta ao público, o evento visa trazer reflexões sobre os sessenta anos do golpe Civil-Militar no país.

Faculdade de Direito

A cerimônia ocorrerá na Faculdade de Direito, local que também já foi palco de resistência democrática nos anos da ditadura: em 1977, o estudante João Carlos Gastal Junior foi preso em manifestação após pronunciar a frase: “Liberdade não se pede, se conquista”.

Além da cerimônia, a professora Helena, doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) realizará um mini-curso chamado “Exclusões e silenciamentos: investigações sobre ameaças à democracia a partir das ideias de Tocqueville”, durante os dias 24 a 26 de Abril, das 14h às 17h, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem da UFPel. O minicurso será ministrado apenas para estudantes da UFPel.

Publicado em 23/04/2024, na categoria Notícias.