Início do conteúdo

Boletim da Gestão: atividades de 20 de outubro a 3 de novembro 

Acompanhe as principais ações e atividades realizadas pela gestão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas participa do Encontro do FORGEPE Sul

A Pró-Reitora de Gestão com Pessoas da UFPel, acompanhada da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, participou do Encontro do Fórum de Gestores de Pessoas da Região Sul (FORGEPE Sul), realizado nos dias 22 e 23 de outubro de 2025, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reuniu gestores das universidades federais da região para discutir temas estratégicos da área, como o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) — ocasião em que a UFPel apresentou sua experiência e perspectivas na implementação do programa.

A programação também abordou os impactos da proposta de Reforma Administrativa sobre a gestão de pessoas nas instituições federais, além de promover interlocuções com o MEC acerca de temas como cargos de TAEs e docentes, funções comissionadas (CDs e FGs), movimentação de pessoal, concursos públicos e políticas de cotas.


UFPel lança pesquisa voltada a fortalecer diálogo com servidores

A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep) da UFPel lançou o questionário do Planejamento de Comunicação Dirigida, uma ação voltada a fortalecer o diálogo com os/as servidores/as e aprimorar os processos de comunicação interna. 

A proposta é ouvir a comunidade universitária através de seus/suas servidores/as (ativos/as, inativos/as e pensionistas) e demais colaboradores/as (terceirizados/as, EBSERH, etc) sobre como a PROGEP comunica suas ações, quais canais são mais efetivos e de que forma as informações podem chegar de maneira mais clara e acessível. O levantamento faz parte da construção do novo Planejamento de Comunicação Dirigida da unidade, que orientará as estratégias e práticas comunicacionais da Pró-Reitoria.

O questionário está disponível por meio do link: https://survey.ufpel.edu.br/index.php/274576?lang=pt-BR  até o dia 28 de novembro.


Progep divulga Galeria de Imagens com ações em destaque

A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas da UFPel lançou uma galeria de imagens que reunirá registros fotográficos das diversas ações e eventos em destaque promovidos pela Pró-Reitoria. Estarão no espaço momentos como o Programa Mulheres Líderes, as atividades do Mês da Pessoa Servidora, a cerimônia de aposentados e as posses de ingressantes técnico-administrativos (TAEs) e docentes.

A iniciativa tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às atividades realizadas em prol da comunidade universitária, além de construir uma memória das ações. A galeria pode ser acessado no endereço: https://wp.ufpel.edu.br/progep/galeria-da-progep/.


UFPel promove ações em alusão ao Mês da Pessoa Servidora 

O mês de outubro na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi dedicado à celebração e valorização de seus profissionais com uma vasta programação pela passagem do Mês da Pessoa Servidora. O evento contou com uma série de atividades focadas em saúde integral, bem-estar e integração. A organização é da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) em parceria com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV), ambas da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Progep).

A programação diversificada buscou atender tanto às necessidades de desenvolvimento profissional quanto ao cuidado com a qualidade de vida. Entre as atividades mais procuradas estiveram a Oficina de Aromaterapia, a palestra “Do Grão à Xícara: os Segredos dos Cafés Especiais”, oportunidades de autocuidado, como “Mindfulness”, a visita ao Projeto Pet Terapia e a atividade sobre Plantas Medicinais. A programação destacou, ainda, a importância da atividade física para a saúde e a prevenção de doenças com a 3ª Edição do Torneio de Vôlei – em alusão também às campanhas nacionais Outubro Rosa e Novembro Azul – e a Trilha no Centro Agropecuário da Palma.


UFPel promove III Seminário de reestruturação dos cursos de Licenciatura 

No dia 4 de novembro, a Coordenação de Ensino e Currículo, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino, promove o III Seminário de Reestruturação dos Cursos de Licenciatura da UFPel. O tema do Seminário é perspectivas, dificuldades e possibilidades na reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, a partir da Res.CNE 04/2024. 


Pró-Reitoria de Ensino da UFPel oportuniza formação continuada para sites dos cursos de graduação

A Coordenação de Pedagogia Universitária (CPU), juntamente da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), promoveu, no dia 30 de outubro, uma formação continuada em WordPress para alinhamento dos sites das graduações. Também, no Auditório Acadêmico do Campus Anglo, houve reunião para continuação da discussão sobre atualização do regulamento de graduação. Foram discutidos pontos da nova proposta, junto aos coordenadores dos cursos.


UFPel proporciona XVI Formação de Professores Ingressantes

Entre os dias 3 e 7 de novembro ocorre a XVI Formação de Professores Ingressantes no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo. A formação consiste na apresentação das Pró-Reitorias e diversos setores da Universidade, visando explicar as atribuições de cada uma das unidades. 


Avaliação in loco dos cursos de Engenharia de Petróleo e Música Popular da UFPel

Entre os dias 20 e 22 de outubro ocorreu a avaliação in loco do curso de Música Popular. Já entre os dias 29 e 31 de outubro aconteceu a avaliação in loco do curso de Engenharia de Petróleo. As duas avaliações são referentes ao processo de renovação de reconhecimento dos cursos. 

 


Este é o boletim quinzenal de atividades da gestão 2025-2028 da UFPel. O canal tem o compromisso de manter a comunidade informada sobre as principais ações e projetos realizados pela Reitoria. O boletim traz atualizações sobre as principais ações e projetos em andamento.