Início do conteúdo

Infraestrutura da UFPel cresce com evolução das obras do Grande Hotel e novo Hospital Escola

Durante a manhã desta segunda-feira (06), a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira, visitaram duas importantes obras para o futuro da Universidade: o prédio da Laneira, cujas instalações receberão serviços do novo Hospital Escola da UFPel, e a qualificação do prédio do Grande Hotel, na praça Coronel Pedro Osório, que futuramente será um Hotel Escola e sede do curso de Hotelaria da Universidade.

 

No decorrer da visita, a reitora e o pró-reitor acompanharam os servidores e demais envolvidos que estão atuando nas obras para a conclusão das futuras instalações. Na Laneira, as obras se encontram em estado avançado após um ano da visita oficial do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, que anunciou os recursos necessários para dar início ao andamento das obras. O novo espaço contará com 30 consultórios, cinco salas de orientação e uma sala de aula, além de espaços específicos para a farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e do Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI). O atual Hospital Escola da UFPel conta com 174 leitos e realiza mais de 400 internações mensais, além de 35 mil procedimentos ambulatoriais no mesmo período e é considerado referência nas áreas de oncologia e maternidade da cidade. Outro destaque é o número de alunos que realizam estágio no Hospital, sendo mais de mil estudantes de cursos de graduação e de residências médicas e multiprofissionais.

 

Já no prédio do Grande Hotel, as obras se encontram em pausa no momento, devido à burocratização do processo de qualificação do espaço, por se tratar de um prédio histórico. Entretanto, há avanços das obras nos andares superiores do Grande Hotel. Definido para ser o Hotel Escola da Universidade, o prédio também faz parte da paisagem urbana da cidade, sendo um dos prédios históricos destaque das imediações da Praça Coronel Pedro Osório.

 

O projeto de reciclagem do Grande Hotel foi contemplado, em 2014, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas. As obras que envolveriam o restauro do prédio e sua adequação para a implantação das dependências do Hotel Escola e de áreas acadêmicas iniciaram em 2019, com um recurso de cerca de R$ 8,7 milhões.