Passeio Ciclístico marcará a campanha de prevenção ao suicídio

A campanha de prevenção ao suicídio, conhecida como “Setembro Amarelo”, terá na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) a segunda edição do “Viva bem Pedalando“. A ação, para lembrar que a atividade física é um dos pilares do autocuidado e da saúde mental, será realizada em 1º de setembro, a partir das 9h30, com chegada e saída do câmpus Anglo (rua Gomes Carneiro, 1).

A atividade, organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), é voltada para toda a comunidade acadêmica: estudantes e pessoas que trabalham nos espaços da Instituição, independentemente do vínculo, o que inclui prestação terceirizada de serviços e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa, resultado de uma parceria da UFPel com o grupo “Pedal Dominguera”, busca estimular a prática de atividade física, promovendo bem-estar físico, mental e social.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), todos as pessoas devem atuar ativamente na conscientização da importância da vida e na ajuda à prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu na sociedade. É fundamental falar sobre o assunto, indica a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Progep) da UFPel, para que as pessoas que passem por momentos difíceis busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Conforme a Coordenação, a principal ferramenta para isso é a informação: a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Diversos fatores estão associados ao risco de suicídio, incluindo a presença de doença mental, o uso de drogas e álcool e fatores socioeconômicos. “Identificar, prevenir e tratar são palavras-chave quando falamos em reduzir a incidência do comportamento suicida”, aponta a organização da atividade.

A prática regular de atividade física tem se mostrado uma estratégia efetiva na prevenção e promoção do bem-estar físico, mental e social. Diversos estudos indicam seus amplos benefícios, entre os quais estão a melhora do humor, da autoestima, da redução da ansiedade e do sono, impactando positivamente na qualidade vida. Existem incontáveis modalidades de atividades físicas, entre estas o andar de bicicleta. Pedalar, que é a proposta da UFPel na campanha Setembro Amarelo, é considerado um exercício que conta com muitos pontos positivos, como baixo impacto articular, custo reduzido, promoção da socialização, integração com a natureza e respeito ao meio ambiente, além dos benefícios comuns a outras atividades físicas.

Publicado em 14/08/2024, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Docentes, Estudantes, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, TAEs.