UFPel oferece vagas para programas de residências médica e multiprofissional

Você já ouviu falar no Enare? O Exame Nacional de Residência é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e visa oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de todo o Brasil, autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2024, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aderiu ao Enare, por meio de suas Comissões da Residência Médica (Coreme) e de Residência Multiprofissional (Coremu).

Segundo a chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação (UGPOS) do HE-UFPel, Letícia Lima Junqueira, “ao padronizar o processo seletivo, o Enare assegura critérios uniformes e justos para todos os candidatos, contribuindo significativamente para a qualidade dos profissionais selecionados. Além disso, facilita o acesso de candidatos de diversas regiões do país a programas de residência, promovendo uma distribuição mais equilibrada de profissionais de saúde”.

Estão sendo ofertadas oito vagas no Programa de Residência Multiprofissional, especialidade Atenção em Oncologia, que utiliza o Hospital Escola da UFPel como cenário de práticas. As vagas são nas áreas de Terapia Ocupacional, Enfermagem, Odontologia e, pela primeira vez, Farmácia, com duas vagas para cada profissão. Com relação ao Programa de Residências Médicas, a adesão ao Enare foi parcial, com a oferta de cinco vagas. Duas vagas são para Neonatologia, uma para Clínica Médica, uma para Pediatria e uma para Ginecologia e Obstetrícia. A UFPel também disponibilizou 21 vagas na área de veterinária em diversas especialidades.

ATENÇÃO: O edital está disponível na área do candidato e as inscrições podem ser feitas no período de 07 de agosto a 05 de setembro. A prova está prevista para o dia 20 de outubro, com o resultado do exame escrito divulgado em 20 de dezembro e o resultado da análise curricular em 07 de janeiro de 2024. Acompanhe mais detalhes – AQUI.

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao do Enem/Sisu. Após a prova, o candidato recebe uma nota na especialidade escolhida e a utiliza para indicar onde pretende atuar. As melhores notas têm prioridade na escolha das vagas disponíveis. O Exame oferta 4.924 vagas de residência médica, 3.830 vagas de residência uni e multiprofissional, totalizando 8.754 vagas em 163 instituições em todo o país.

No ano passado, a quarta edição do Enare registrou 68,3 mil inscritos, sendo 36,5 mil para a área médica e 31,7 mil para a residência uni e multiprofissional. Foram ofertadas 5.187 vagas, distribuídas em 3.169 na área médica e 2.018 nas modalidades uniprofissisonal e multiprofissional, destinadas a profissionais de medicina e 15 áreas da saúde em diversos programas de 114 instituições de todo o país.

Publicado em 09/08/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital Escola, residência médica.