NATS do HE-UFPel impulsiona inovação em tecnologias de saúde

Núcleo orienta a gestão hospitalar na adoção de novas tecnologias desde 2021

Desde 2021, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem desempenhado um papel crucial como consultor técnico-científico, assessorando a gestão do hospital na adoção de tecnologias que impactam diretamente a rotina de cuidados em saúde.

As atribuições do NATS são amplas e abrangem desde a integração de dados de eficácia, segurança e custo-efetividade, até a divulgação de conhecimento através de cursos e eventos sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Prática em Saúde Baseada em Evidências.

“Esta iniciativa visa não apenas melhorar a qualidade dos serviços prestados, mas também fomentar o desenvolvimento de pesquisas na área”, aponta a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Mariléia Stube.

Segundo a coordenadora do NATS, Priscila Weber, as “tecnologias em saúde” abrangem desde medicamentos e equipamentos até sistemas organizacionais e protocolos assistenciais. A avaliação técnico-científica realizada pelo NATS complementa e orienta decisões estratégicas, garantindo que novas tecnologias possam ser incorporadas de forma criteriosa.

“O NATS do HE-UFPel representa um pilar fundamental na busca por inovação e qualidade nos cuidados oferecidos à comunidade via SUS”, acrescenta o vice-coordenador, Juliano Farinha.

Profissionais do Hospital Escola UFPEL/EBSERH podem solicitar avaliações através de um formulário disponível no site do hospital, encaminhando suas demandas via SEI do NATS (NATS/SUP/HE-UFPel). O link para o formulário é: Formulário de Solicitação de Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Publicado em 09/08/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, HE, Hospital Escola.