UFPel inaugura primeiro Banheiro Família e Sala de Amamentação

Na tarde desta quinta-feira (18), o Instituto de Física e Matemática (IFM) inaugurou o primeiro banheiro família e sala de amamentação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia marcou um avanço na promoção de um ambiente acadêmico mais inclusivo e acolhedor para a comunidade universitária.

O Banheiro Família, localizado no segundo andar do Prédio 5 do Campus Capão do Leão, oferece um ambiente acessível e confortável para pais, mães e cuidadores. Já a Sala de Amamentação, situada ao lado do Banheiro Família, proporciona um espaço privativo e acolhedor para servidoras e estudantes que desejam amamentar ou extrair leite durante o expediente acadêmico.

Segundo o diretor do IFM, Fernando Jaques Ruiz Simões Junior, o processo para a criação do banheiro família e da sala de amamentação começou a tomar forma a partir de um memorando emitido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), que sugeria a instalação de trocadores nas unidades acadêmicas da UFPel. Contudo, a partir dessa proposta inicial, o Instituto procurou a PRAE com a intenção de expandir a ideia e implementar um projeto mais abrangente. De acordo com o diretor, a visão do Instituto foi de que era possível fazer mais para atender às necessidades das famílias e das mães da Unidade. “Somos pais e mães, e temos famílias e mães que estudam aqui. Precisamos de espaços adequados para acolher os nossos filhos”, afirmou.

A reitora Isabela Andrade destacou a importância desses novos espaços para o apoio a mães e famílias, ressaltando o empenho da Universidade em criar um ambiente onde todos se sintam respeitados e apoiados. “Estamos felizes por dar este passo significativo e esperamos que esses espaços sirvam de modelo para futuras iniciativas de cuidado e inclusão em nossa universidade”, afirmou a reitora.

Publicado em 18/07/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags IFM, Instituto de Física e Matemática.