Gestão da UFPel participa de atividades sobre internacionalização em Genebra (Suíça)

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, e a coordenadora de Relações Internacionais da instituição, Renata Bielemann, participaram, entre os dias 23 e 27 de outubro, de uma série de eventos promovidos pelo Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB). As atividades ocorrerão na cidade de Genebra (Suíça) e envolveram reitores e gestores de universidades brasileiras e estrangeiras, além de convidados de diferentes países.

Entre os atos realizados, esteve o seminário “Educação superior para a cidadania global” (livre tradução para Higher education for global citizenship); durante o evento, foram citadas diversas pesquisas desenvolvidas por investigadores da UFPel. Temas como internacionalização e inovação foram abordadas por Tânia Mara Francisco, representante do Ministério da Educação, que destacou tais eixos ligados às práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Também ocorreu a recepção dos participantes do evento na Representação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, sediada em Genebra, onde também se encontrava a embaixadora do país na Suíça, Cláudia Buzzi. Ao longo da semana, foram apresentadas, além disso, oportunidades de bolsas, especialmente por meio da Rede Brasil Suíça, e possibilidades de programas de cooperação técnico-científica entre as instituições participantes.