Ciclo de atividades de educação antirracista terá formação para servidores
O Ciclo de Atividades de Educação Antirracista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) segue com variadas atividades. Uma delas é a formação para servidoras e servidores da instituição, que será realizada no dia 31. A ação é organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).
A formação, que ocorrerá às 14h, no Auditório Acadêmico do Campus Anglo, será conduzida pelas professoras Ledeci Lessa Coutinho e Marielda Barcellos Medeiros, egressas da UFPel e ativistas do Movimento Negro Unificado (MNU).
Ledeci vai abordar o tema “História e Ancestralidade: ações para uma prática antirracista” e Marielda falará sobre “Políticas e Poéticas: ações para uma prática antirracista”.
A proposta das convidadas é desenvolver uma tarde
de conversas sobre os respectivos assuntos, momento no qual as falas das palestrantes irão oportunizar trocas e aprendizados coletivos sobre os temas.
As inscrições podem ser feitas na página da Progep.
Sobre as convidadas
Ledeci Lessa Coutinho
Ativista e membro do MNU, historiadora, mestre em educação pela UFPel, ex-secretária de Educação de Canguçu. Yaô de Yemanjá, mãe da Kizzy, pesquisadora da construção de identidade de mulheres negras, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz. Ex-membro das comissões de heteroidentificação da UFPel. Professora da rede municipal de ensino.
Marielda Barcellos Medeiros
Mãe da Mikaela, membro do MNU, graduada em Pedagogia e especialista em Educação/UFPel, mestra em Educação/Mestrado Profissional em Educação/UNIPAMPA, doutora em Antropologia Social e
Cultural/UFPel, professora, hoje aposentada. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, relações étnico-raciais e antirracista, diversidade e diferença, arte-educação. Membro do Coletivo de Mulheres Antirracista “O Melhor de Cada Uma”. Escritora e poetisa.