Inicia nesta segunda-feira (23) o segundo semestre letivo do ano

O segundo semestre letivo de 2023 chega nesta segunda-feira (23) e com ele uma série de novas experiências, desafios e conquistas para os 17,8 mil estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para dar as boas-vindas a mais um período de estudos, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura preparou várias ações no Ciclo de Atividades de Educação Antirracista. A programação começa em 23 de outubro e se estende pelos próximos dias.

A primeira das ações será a palestra “O Papel da Universidade na Construção de uma Sociedade Antirracista”, com a professora Graziela Oliveira. O encontro, voltado tanto para estudantes quanto servidores da UFPel, será no Auditório do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65), às 17h. A programação completa do Ciclo pode ser conferida abaixo.

Durante os dias iniciais do semestre, os colegiados de curso também costumam propor atividades de recepção e orientação aos acadêmicos. Mais informações podem ser obtidas diretamente com os cursos.

O semestre 2023/2 também é época para a realização da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe). O evento ocorrerá de 20 a 24 de novembro. A Semana congrega o 7º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 9º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 10º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 25º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 32º Congresso de Iniciação Científica (CIC). Também em novembro, no dia 08, será realizada a Mostra de Cursos, na Escola Superior de Educação Física (Esef).

Ciclo de Atividades de Educação Antirracista – Programação

23/10 – 17h

Palestra “O Papel da Universidade na Construção de uma Sociedade Antirracista”

Profa. Graziela Oliveira

Local: Auditório do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65)

25/10 – 16h30min

Cine PET Negritudes Femininas

“Negritudes Brasileiras – #CreatorsforChange”

Local: Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447)

Aberto à comunidade

26/10 – 16h

Roda de Conversa “Consciência Negra – Edição Manoel Padeiro”

Local: Auditório da OAB/Pelotas (Rua Osvaldo Aranha, 71)

Aberto à comunidade

Calendário

Em 18 de dezembro começa o recesso acadêmico e a retomada do semestre letivo será em 29 de janeiro. O último dia letivo está previsto para 16 de março. O Calendário Acadêmico dos cursos presenciais pode ser conferido aqui, onde também podem ser acessados os Calendários dos cursos a distância (EAD) e de Direito.

Assistência Estudantil

Todas as informações sobre os programas de assistência estudantil (transporte, alimentação, moradia, entre outros) podem ser acessadas na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Transporte de Apoio

O Transporte de Apoio da UFPel, serviço gratuito oferecido à comunidade acadêmica para deslocamento entre os campi, começará o segundo semestre letivo de 2023 com atualização de horários. As informações sobre os horários, válidos a partir de segunda-feira (23), estão disponíveis na página do Núcleo de Transporte. Dúvidas e sugestões sobre o serviço podem ser enviadas para o e-mail transporte@ufpel.edu.br.

Restaurantes Universitários (RUs)

Os endereços, horários e valores dos Restaurantes Universitários da UFPel podem ser consultados na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).