UFPel participa da Semana de Educação Superior no Congresso Nacional e reúne-se com Ebserh

Em um espaço voltado a discutir diversos assuntos relacionados com o cotidiano e desafios das instituições de ensino superior, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) se fez presente. A instituição esteve representada na Semana de Educação Superior, que ocorreu nos dias 23 e 24 de agosto, no Congresso Nacional, em Brasília.

O encontro contou com três audiências públicas: “O papel das Universidades e dos Institutos Federais na reconstrução de um projeto nacional de combate às desigualdades”, “Autonomia universitária na eleição de reitoras e reitores das universidades federais” e “Desafios e luta por direitos das mulheres na carreira científica”. Nesta última, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, foi uma das convidadas, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reitora ressaltou a relevância de a UFPel estar presente nos debates discutindo autonomia universitária e o fim da lista tríplice, especialmente pela situação vivenciada na instituição, quando o reitor eleito não foi nomeado em 2021.

Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, entidade que busca garantir apoio às instituições de ensino superior em variados aspectos, como, por exemplo assegurar que o orçamento chegue nas condições adequadas para a continuidade das atividades que já estão previstas e planejadas pelas universidades.

Encontro com a Ebserh

Durante a passagem por Brasília, a reitora também participou de reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro. Na ocasião, a gestora agradeceu mais uma vez o apoio concedido para a busca e a conquista do recurso na íntegra pra a execução do projeto do Hospital Escola da UFPel. Durante o encontro, os dirigentes falaram também sobre o Exame Nacional de Residência (Enare), avaliação realizada pela Ebserh. A reitora comunicou Chioro que a UFPel aderiu parcialmente à prova, a partir dos Programas de Residência Multiprofissional.

Publicado em 06/09/2023, na categoria Notícias.
Marcado com as tags EBSERH, Educação Superior.