Hospital Escola oferece 12 vagas para os Programas de Residência Multiprofissional através do ENARE

Seleção será realizada por meio do Exame Nacional das Residências (Enare), com data prevista para 29 de outubro, inscrições serão realizadas entre 23 de agosto e 14 de setembro.

Com inscrições abertas no período de 23 de agosto a 14 de setembro, o Exame Nacional de Residência (Enare) de 2023 oferta 306 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) em hospitais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh).

A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, está prevista para 29 de outubro. Todos os editais e informações completas estão disponíveis no site do Enare (https://enare.ebserh.gov.br/). Confira a seguir, por Estado, as vagas previstas para os hospitais vinculados à Rede Ebserh na Região Sul:

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Rede Ebserh, são 12 vagas para Residência Multiprofissional, em duas áreas de concentração.

Para a Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança, são seis vagas destinadas a profissionais de Educação Física, Nutrição e Odontologia (duas vagas para cada). A Residência Multiprofissional de Atenção em Oncologia oferece também seis vagas, para profissionais de Enfermagem, Odontologia e Terapia Ocupacional (também duas vagas para cada área profissional).

No estado do Paraná o Enare 2023 oferece 294 vagas para o Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), em Curitiba. Para as diversas áreas de concentração do Programa de Residência Médica, são 209 vagas, incluindo quatro vagas reservadas para o Serviço Militar. A Residência Multiprofissional no CHC-UFPR oferta 59 vagas, enquanto a Residência Uniprofissional tem 26 vagas exclusivas para profissionais de Medicina Veterinária.

Outras instituições

Em toda a Região Sul, o Enare 2023 oferece um total de 354 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional), sendo que, entre as vagas dos Programas de Residência Médica, seis estão reservadas para profissionais ligados ao Serviço Militar.

Além dos hospitais vinculados à Rede Ebserh, também oferecem vagas no Enare 2023 o Hospital Adauto Botelho, a Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, o Fundo Municipal de Saúde de Londrina, o Município de Guarapuava, O Fundo Municipal de Saúde de Cascavel, Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, Hospital Regional do Litoral, a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais e o Complexo Hospitalar do Trabalhador no PR; Fundo Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul em SC; Hospital Militar de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, Hospital de Caridade da Santa Casa de Uruguaiana, Fundação Universidade Federal de Pelotas e Hospital Veterinário de Uruguaiana, no RS.

Rede Ebserh

Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destaca que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comenta.

Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia, e a chance do aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirma.

Publicado em 23/08/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola, residência médica.