UFPel estará presente na Fenadoce com diversas atrações

Tradicional evento de promoção do turismo e da cultura doceira da região, a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) terá o envolvimento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além do espaço de exposição, a instituição estará presente com o Festival de Gastronomia, o Centro de Atendimento ao Turista e o controle de qualidade dos doces comercializados. O evento ocorre de 02 a 18 de junho, no Centro de Eventos, em Pelotas.

O estande da Universidade estará localizado em uma das esquinas próximas à Praça de Alimentação, área de grande circulação de público. Quem passar pelo local poderá conhecer cursos de graduação, pós-graduação, projetos e setores da UFPel, além de obter informações sobre formas de ingresso na instituição e auxílio ao estudante.

Uma série de ações será promovida para mostrar à população a atuação da Universidade nas mais variadas áreas de conhecimento. Estão previstas, por exemplo, atividades do Serviço de Assistência Jurídica (SAJ), Serviço de Oncologia Veterinária, oficina de Gráfica Digital, Fisioterapia Esportiva, Talk Science – divulgação de ciência -, Laboratório de Estudos Comportamentais, Meio Ambiente e Arqueologia nas proximidades do Canal São Gonçalo, Bordadeiras do Museu do Doce e Geoparque Paisagem das Águas, dentre outras. A agenda completa das atrações do estande pode ser acessada aqui.

Durante a Fenadoce, também será divulgado aos visitantes o evento “Mundo UFPel”, que ocorre no dia 17 de junho – coincidindo com o último final de semana da Feira. Nesse dia, os prédios da UFPel estarão abertos à visitação da comunidade, das 9h às 13h.

Para a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec), Eleonora Santos, a Fenadoce é um lugar de comunicação muito forte com a comunidade. “Queremos estar próximos e mostrar que a UFPel é um espaço para todas as pessoas, gratuito, público, que só existe por quem se vincula a ela pela busca de conhecimento e qualificação pessoal”, pontua.

Gastronomia, Atendimento ao Turista e Controle de Qualidade
O espaço do estande foi oferecido sem custo financeiro para a UFPel como contrapartida pelas ações desenvolvidas em três principais frentes: o controle de qualidade dos doces, o Festival Gastronômico e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O curso de Gastronomia da UFPel é, obviamente, quem assina a programação do Festival Gastronômico da Fenadoce. Na programação, estão aulas-show valorizando a culinária regional em um espaço gastronômico próprio, onde o público pode acompanhar o desenvolvimento das receitas e degustar o resultado. Serão apresentados pratos doces e salgados diversificados. São 20 vagas por oficina, oferecidas gratuitamente para a comunidade. Para participar, basta comparecer ao local no horário da atividade escolhida. (a programação geral está ao lado).

Liderado pelos cursos de Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, o controle de qualidade estará presente em todos os turnos, acompanhando diretamente o trabalho das docerias e orientando sobre boas práticas na produção e apresentação das iguarias.

E a proposta do Centro de Atendimento ao Turista, organizado pelo curso de Turismo, oferece todo o suporte de orientações sobre a Fenadoce, suas ações e espaços, e também sobre o município e a estrutura turística local, como hotelaria e entretenimento.

Museus estarão abertos em horário ampliado
Durante o período da Fenadoce, os três museus da UFPel que ficam no Centro Histórico de Pelotas estarão abertos em horário estendido para receber a população. Museu do Doce (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório), Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter (Casarão 1 da Praça Coronel Pedro Osório) e Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Prédio do Lyceu, em frente ao Mercado Central) funcionarão de terça a domingo – incluindo o feriado do dia 08 – das 8h30min às 12h e das 13h às 18h.