Mundo UFPel: Universidade abre as portas à comunidade no dia 17 de junho

Um verdadeiro universo de oportunidades poderá ser conhecido de perto pela comunidade de Pelotas e região no dia 17 de junho. Diversos prédios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estarão abertos à visitação no evento “Mundo UFPel”. Na ocasião, os participantes irão conhecer mais a estrutura da instituição, o funcionamento dos cursos, as formas de ingresso e auxílios, além de tirar dúvidas sobre cada graduação. A atividade ocorrerá das 9h às 13h, num sábado, para facilitar o acesso a todas as pessoas, inclusive trabalhadoras.

A proposta da instituição é aproximar potenciais candidatas e candidatos a estudar na UFPel, já que possui, regularmente, diversos processos seletivos para preenchimento de vagas novas e remanescentes (acesse aqui o edital aberto no momento). De acordo com a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, a UFPel vivenciou, desde 2019, um declínio de cinco mil alunos. O fenômeno não é isolado, mas constatado por instituições de ensino superior de todo o país como reflexo da pandemia. O Mundo UFPel é uma forma de buscar reverter esse quadro, dentro do que é possível à instituição. “Queremos trazer para cá aqueles que nem imaginam que podem estar aqui como estudantes. Muitas pessoas desconhecem as possibilidades de estar aqui”, disse, fazendo referência à percepção histórica de que instituições públicas de ensino superior são elitistas, mas reforçando que a UFPel vem mudando esse cenário. Ações como cotas sociais e étnico-raciais, reserva de metade das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 90% das vagas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) para pessoas oriundas escolas públicas têm impactado esse contexto.

Para a reitora Isabela Andrade, trata-se de abrir espaço para que as pessoas conheçam a UFPel e se reconheçam dentro da Universidade. “Queremos mostrar que a Universidade é pública, gratuita e para todas as pessoas”, destacou.

Além de estarem com salas e laboratórios abertos com equipes prontas a explicarem mais sobre sua área de atuação, os cursos irão também propor atividades variadas. Apresentações artísticas e ações de lazer e cultura também farão parte do evento. A programação está sendo finalizada e será disponibilizada em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mundoufpel@gmail.com, pelo site do evento e pelo Instagram (@mundo_ufpel).

Publicado em 19/05/2023, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Gestão, Mundo UFPel, Pró-Reitoria de Ensino, Visitação.