UFPel prorroga as inscrições para processo seletivo com base na nota do Enem (2018 a 2022)

Quem participou da edição de 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concluiu a formação escolar tem mais uma oportunidade de ingressar em um dos 69 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) oferecidos no processo seletivo simplificado. A Instituição ampliou o prazo de inscrições, que se encerraria na segunda-feira (15), para 21 de maio. As inscrições são recebidas pela Internet.

O Edital preencherá as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Avaliação da Vida Escola (Pave) para os cursos de graduação presenciais, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023. O início das atividades acadêmicas está previsto para 12 de junho.

Nesse processo seletivo, é exigida taxa de inscrição de R$ 35,00. O pagamento deverá ser realizado exclusivamente nas agências ou canais de atendimento do Banco do Brasil. Os pedidos de isenção, nos casos definidos na legislação, serão recebidos por formulário digital.

Ações Afirmativas

Há reserva de vagas, nos mesmos percentuais adotados pela UFPel no Sisu, do Ministério da Educação. As cotas são destinadas, em diversas possibilidades de combinação, por renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para pessoas pretas, pardas ou indígenas, para quem tenha concluído o ensino médio integralmente em escola pública e pessoas com deficiência.

Edital – Alteração do Prazo