Conservatório abrirá inscrições para oficinas musicais

O Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Associação Amigos do Conservatório (Assamcon) abrem, de 06 a 10 de fevereiro, matrículas para as oficinas musicais variadas.

Trata-se do projeto Afina-Sul, que oferece aulas de canto, cavaquinho, flauta transversal, violino, violão, guitarra, sax e trompete, e o projeto Oficina de Piano, Teclado e Acordeom. Além da parte prática, que é oferecida em quatro semestres, a pessoa participante também terá aula de Teoria e Percepção Musical nos dois primeiros semestres.

As aulas teóricas para iniciantes (Teoria I) serão realizadas em duas turmas: uma para crianças e jovens (dos nove aos 15 anos), nas terças-feiras, às 19h, e outra para adultos, a partir dos 16 anos, nas quartas-feiras às 19h. As aulas de Teoria II, para quem já passou pela primeira turma ou já tem conhecimento prévio, serão realizadas nas segundas-feiras, às 19h. A duração dos encontros é de 1h40min.

Os dias e horários das aulas práticas serão oferecidos de acordo com a disponibilidade de agenda dos professores, que será consultada no momento da matrícula. Portanto, a orientação é que a pessoa interessada chegue ao procedimento com antecedência, para ter mais chance de garantir um horário de sua preferência. As aulas práticas ocorrem semanalmente e têm duração de uma hora.

As atividades iniciam na semana de 06 de março e são ministradas no Conservatório de Música (Rua Félix da Cunha, 651).

Matrículas
O procedimento de matrícula será feito de 06 a 10 de fevereiro, das 16h às 20h45min, conforme o instrumento pretendido (veja as datas abaixo). As vagas são limitadas e as senhas serão distribuídas a partir das 15h30min, por ordem de chegada.

Para fazer a matrícula é necessário apresentar cópia da certidão de nascimento ou RG, uma foto 3×4 e pagamento da taxa de matrícula (primeira mensalidade). O investimento é de R$ 150,00 nos dois primeiros semestres (aulas semanais de Práticas Interpretativas e Teoria e Percepção Musical) e de R$ 130,00 nos outros dois semestres (aulas semanais somente de Práticas Interpretativas, para alunos do terceiro e quarto semestres). Estudantes de baixa renda que estejam regularmente matriculados em escolas públicas poderão ficar isentos do pagamento. Em todos os semestres são distribuídas bolsas de estudo para até 25% do total de inscritos, mediante seleção realizada com base na análise dos documentos apresentados.

Para mais informações, contato pode ser feito pelo telefone (53) 3284-3123 ou diretamente no Conservatório de Música, situado à Rua Félix da Cunha, 651. A página do Conservatório no Facebook também traz conteúdo a respeito.
A coordenação das atividades é do professor Marcelo Macedo Cazarré.

Dias de matrícula (sempre das 16h às 20h45min):
06/02 – Piano e flauta transversal
07/02 – Canto e trompete
08/02 – Saxofone e violino
09/02 – Guitarra e Violão
10/02 – Acordeom e cavaquinho

Aperfeiçoamento
Também é oferecido o curso de Aperfeiçoamento Musical, destinado a pessoas que já tenham conhecimento musical teórico/instrumental, com a missão de sistematizar os princípios dos elementos da linguagem musical, visando possibilitar o desenvolvimento da leitura e percepção musical para compreensão musical contextualizada. É desenvolvido em dois módulos para Teoria e Percepção Musical, dois módulos de Harmonia Musical e seis módulos para Prática Instrumental/Canto, em aprofundamento crescente.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro, das 16h às 21h, na secretaria do Conservatório de Música.