Início do conteúdo

IFM discute Plano Estratégico dos Programas de Pós-Graduação

Nesta quinta-feira(9), a direção e a comunidade dos três Programas de Pós-Graduação do Instituto de Física e Matemática (IFM) estiveram reunidos com o chefe do Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFPel, Gustavo Maia Souza. Na oportunidade, o  Gustavo explicou para a comunidade sobre o Plano Estratégico do Programa (PEP).

O PEP é um documento que deverá ser elaborado pelos Programas de Pós-Graduação (PPG) ao longo deste quadriênio, de acordo com as orientações da Capes. No documento é definido o propósito/finalidade de cada PPG, os limites e as possibilidades de atuação, tendo como suporte o contexto (situação em que se encontra), as expectativas (resultados que quer alcançar) e as ações (metas e recursos – como chegar) a serem delineadas pelos Programas no quadriênio, considerando o PDI da UFPel e PDU do IFM.

Destaca-se que esta foi a primeira ação conjunta dos PPGs em Física, em Modelagem Matemática e em Educação Matemática, pois para o sucesso da elaboração e da execução do PEP, os Programas precisam discutir de modo coletivo o foco e o futuro dos três cursos, avaliando e planejando as ações e metas para qualificação e projeção dos PPGs do IFM.