UFPel é a 9ª maior depositante de patentes do Brasil e 1ª do RS

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) divulgou, na última segunda-feira (4), o ranking dos maiores depositantes de patentes no ano de 2020 no Brasil. A Universidade Federal de Pelotas esteve entre as principais instituições no período, obtendo a nona posição nacional e a primeira considerando apenas as gaúchas.

Na contagem da instituição responsável por conceder patentes no país, foram 38 depósitos concedidos à UFPel, o que a deixa empatada com as Universidades Federais do Paraná (UFPR) e de Uberlândia (UFU) no nono lugar. No Rio Grande do Sul, o próximo mais bem colocado é a Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 28º.

Para Felipe Marques, coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo da UFPel, ligado à Superintendência de Inovação e Relações Interinstitucionais, é um motivo para comemoração. No entanto, ele lembra que os números vão muito além do depósito da patente, que significa a passagem por uma análise inicial da concessão.

O coordenador cita que o portfólio de inovação da Universidade tem 298 itens, entre cultivares, marcas, programas de computador e propriedades industriais, sendo que estas respondem por 95% do total. Ele explica que diversos registros ainda estão em análise e que a duração do processo, entre a submissão do pedido e a concessão, é de, no mínimo, cinco anos.

Marques destaca ainda que a UFPel tem ultrapassado o simples depósito da patente, chegando ao que ele considera como a chegada efetiva do trabalho à sociedade, que seria a transferência de tecnologia. “Isso demonstra que não estamos apenas gerando números, mas devolvendo o investimento que recebemos para a sociedade”, pontua.