Nota de Repúdio
A Universidade Federal de Pelotas vem a público repudiar com veemência o ato de racismo explícito ocorrido no dia de hoje, 9 de julho de 2021, no drive-thru de vacinação contra a COVID-19 em Pelotas. Em plena pandemia, com o Brasil contabilizando mais de 530 mil vidas perdidas, um homem branco se achou no direito de proferir insultos racistas contra uma profissional negra que trabalhava no processo de vacinação.
O estudo EPICOVID19, coordenado pela UFPel, revelou que a pandemia reflete a desigualdade existente na sociedade e, assim, atinge com maior intensidade as pessoas pobres, bem como as populações negras e indígenas, setores da sociedade que apresentam as maiores taxas de mortalidade. Apesar disso, milhões de profissionais de saúde negros e negras, assim como trabalhadores e trabalhadoras de outros serviços essenciais, se arriscam diariamente há mais de um ano para combater a pandemia e salvar vidas. Devemos a esses homens e mulheres nosso eterno respeito e gratidão.
A atitude racista ocorrida hoje em Pelotas é uma manifestação imoral de uma sociedade adoecida, que não se envergonha em discriminar abertamente as pessoas em virtude de sua cor da pele e ancestralidade. A UFPel se solidariza com a profissional agredida e com todas as pessoas negras que são inevitavelmente atingidas a cada vez que um episódio como esse acontece. A Universidade Federal de Pelotas, comprometida com as pautas de diversidade e inclusão, respeito à pessoa humana e contra qualquer tipo de discriminação, espera que as autoridades competentes sejam enérgicas e eficientes para combater absurdos como o que ocorreu hoje.