Ciclo de Debates: Matriarcado, o lugar social das Mulheres de Axé e a luta do 8 de Março
O GT Mulheres de Axé da RENAFRO Saúde vem atuando no enfrentamento à violência contra as mulheres, na construção de estratégias de empoderamento das mulheres de axé e no diálogo com as políticas públicas desde sua criação em 2005.
Face a este histórico de militância, ativismo e produção de conhecimento das Mulheres de Axé da RENAFRO, a coordenação nacional em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas E’léékò da UFPel/UFRGS apresentam o “Ciclo de Debates: Matriarcado, o lugar social das Mulheres de Axé e a luta do 8 de Março”.
A proposta é visibilizar as lutas das Mulheres de Axé em prol de uma sociedade que respeite e valorize as diferenças; discutir sobre o matriarcado enquanto um valor civilizatório de matriz africana presente nas comunidades tradicionais de terreiro; discutir sobre o lugar social das Mulheres de Axé e sua interface com o 8 de Março.
Data: 12/03/2021
Horário: 19h
Local: canal do YouTube da RENAFRO Saúde: https://www.youtube.com/channel/UCjHvhQjU2A90UIra4P0va3w
Abertura:
MÃE NILCE DE IANSÃ
Iyá Egbé do Ilê Omolú e Oxum. Coordenadora Nacional da RENAFRO Saúde.
Convidadas:
KAKÁ PORTILHO
Filha de Jacintha Ferreira e Vanice Portilho. Mangueirense de nascimento de nação. Orgulhosamente candomblecista, ativista que movimenta-se em prol do Direito a Ter Direito aos irmãos afro-pindoramicos. Fundadora e presidente do Instituto Hoju. Coordenadora do Centro de Altos Estudos e Pesquisas Afro-pindoramicas e do PPMAEE da Univerkizazi/UKAY. Fundadora da Sociedade Matriarcado Afreekana no Brasil. Internacionalista, Neuropsicopedagoga e especialista em neurociência e física da consciência. Mestre em Educação para as Relações Étnicorracias, doutoranda do curso de Antropologia social.
IYÁ CRISTINA D’OSUN
Ìyálórìṣà da Associação beneficente Educacional e cultural Ilê Asé Iyalode Oyo. Coordenadora do Núcleo SP da RENAFRO – Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira e Saúde. Coordenadora no Coletivo Larayo Alta Estima e Ateliê. Coordenadora do Projeto Awon Obirin. Conselheira do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo gestão 2021-2024.
EDINA DE IYEMANJÁ
Iyawô do Ilê Axé Oxum Tunji. Coordenadora de Comunicação do Núcleo Ceará da RENAFRO. Membro fundadora do Coletivo Cultural Odò Lewà
Mediadora:
MÍRIAM OLORI-OBA ALVES
Professora do curso de Psicologia da UFPel. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa E’léékò.
Inscrições pelo link: https://forms.gle/aZB8aU7UF9mpQ72w7