PIBID-UFPel 2020–2022 inicia suas atividades
Nesta semana, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) iniciou suas atividades, de forma remota, com estudos dirigidos e diagnósticos, seguindo ambos os objetivos dos Núcleos e a proposta do Projeto Institucional. A abertura oficial do PIBID será realizada no dia 21 de outubro, às 17h, no Canal do programa no YouTube.
O PIBID é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (CAPES/MEC) que busca proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.
O projeto institucional de iniciação à docência na UFPel vem sendo atualizado a cada novo edital, desde o lançamento do Programa em 2007, sempre prezando pela qualidade das ações, com compromisso e respeito com as escolas públicas parceiras.
Em 2020 o PIBID-UFPel manterá os eixos norteadores: formação didático-pedagógica geral e formação didático-pedagógica integrada. As estratégias de trabalho são em prol da valorização do trabalho docente e qualificação da formação inicial e continuada dos professores. Tem a escola pública como um importante espaço formativo, na qual os princípios e as teorias presentes nos cursos de licenciatura são articulados com as práticas vivenciadas pelos supervisores, considerados como formadores neste processo.
O projeto conta com 11 subprojetos: Arte (com três núcleos: Artes Visuais, Dança/Teatro e Música), Biologia, Educação Física, Física/Química (interdisciplinar), Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática (com dois núcleos: Ensino Fundamental e Ensino Médio), Pedagogia-Alfabetização (com dois núcleos: Educação Infantil e Anos Iniciais), Sociologia/Filosofia (interdisciplinar), totalizando 15 núcleos.
A organização dos Núcleos e suas respectivas escolas-campo, onde serão realizadas as atividades, pode ser observada no quadro abaixo. São 288 bolsas de iniciação à docência para estudantes distribuídas em todos os cursos de licenciatura presencial, 36 bolsas de supervisores para os professores da educação básica, 12 bolsas de coordenadores de área para os professores dos cursos de licenciatura e uma bolsa de coordenação institucional.
A definição das escolas se deu por meio da seleção de supervisores através dos editais PRE 005/2020 e PRE 008/2020. A seleção dos alunos se deu por meio dos editais PRE 004/2020; PRE 009/2020 e PRE 012/2020. Os coordenadores de área foram eleitos nos colegiados dos cursos e a seleção da coordenação institucional foi por meio do edital PRE Nº 001/2020.
Conheça o projeto institucional do PIBID 2020 aqui. Contato: pibid@ufpel.edu.br.
Organização dos Núcleos – PIBID-UFPel 2020-2022
Coordenadora do Pibid-UFPel: Prof.ª Vanessa Caldeira Leite
Núcleo | Coordenador/a de área | N.º alunos/as bolsistas | N.º de supervisores/as | Escolas-campo |
Artes Visuais
|
Caroline Leal Bonilha | 16 | 2 |
EMEF Cecília Meireles; EMEF Dr. Alcides de Mendonça Lima. |
Dança/Teatro |
Paulo Germany Gaiger; Alexandra Dias |
16 | 2 |
EEEM Cel. Pedro Osório; EMEF Bruno Chaves. |
Música | Regiana Blank Wille | 16 | 2 |
EMEF Joaquim Nabuco; EMEF Santa Irene. |
Biologia | Robledo Lima Gil | 24 | 3 |
EEEM Santa Rita; EMEF Cecília Meireles; Colégio Municipal Pelotense. |
Educação Física |
Márcio Xavier Bonorino Figueiredo |
8 | 1 | EMEF Luciana de Araújo. |
Filosofia/Sociologia |
Pedro Gilberto da Silva LeiteJunior; Francisco Beckenkamp Vargas |
16 | 2 |
ETE Professora Sylvia Mello; Colégio Municipal Pelotense. |
Física/Química |
Rafael Cavagnoli; Alzira Yamasaki |
24 | 3 |
EEEM Cel. Pedro Osório; Colégio Estadual Félix da Cunha. |
Geografia | Rosangela Lurdes Spironello; | 16 | 2 |
EMEF Francisco Carrucio; EMEF Osvaldo Cruz. |
História | Alessandra Gasparotto | 16 | 2 |
EEEM Areal; Colégio Municipal Pelotense. |
Língua Inglesa | Eduardo Marks de Marques | 16 | 2 |
EMEF Olavo Bilac; Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. |
Língua Portuguesa | Karina Giacomelli; | 24 | 3 |
EMEF Osvaldo Cruz; EMEF Santa Irene; EMEF Francisco Carrucio. |
Matemática – EF | Marta CristinaCezarPozzobon | 24 | 3 |
Colégio Municipal Pelotense EEEF no Jardim de Allah EMEF Ferreira Vianna |
Matemática – EM | Andre LuisAndrejewFerreira | 24 | 3 |
EEEM Cel. Pedro Osório IEE Assis Brasil EEEM Monsenhor Queiroz |
Pedagogia – Alfabetização: Ens. de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais |
Caroline Terra De Oliveira; Antônio Mauricio Medeiros Alves |
24 | 3 |
EMEF Dr Joaquim Assumpção IEE Assis Brasil
|
Pedagogia – Alfabetização: Educação Infantil |
Maiane Liana Hatschbach Ourique |
24 | 3 |
EMEI Profa. Jacema Rodrigues Prestes EMEI Darcy Ribeiro EMEI Ivanir Dias |
Total: 15 Núcleos | 19 coordenadores/as de área (12 bolsistas e 7voluntários) |
288 bolsistas (+ 72 alunos/as voluntários/as) |
36 supervisores/as | 24 escolas-campo (9 escolas estaduais, 15 escolas municipais |
Os Núcleos com 16 e oito bolsistas estão assim configurados em virtude de o Projeto Institucional ter sofrido um corte no número de bolsas. Portanto, foi necessário um ajuste nos Núcleos, seguindo todas as orientações da Capes (Ofício nº 71/2020-DEB/CAPES; Ofício Circular nº 8/2020-DEB/CAPES e Portaria Nº 114, de 6 de agosto de 2020).