Curso Desafio se prepara para mais um ano de atividades

12787049_959269634142727_1782147099_ofim de semana no parqueCom inscrições abertas para novas turmas, o curso pré-universitário Desafio comemora animado seus 23 anos de trabalho na formação de jovens e adultos.

Em 1993, um grupo de graduandos e pós-graduandos da Universidade Federal de Pelotas, integrantes do Movimento Estudantil, com a participação de movimentos sociais, reuniram-se para criar o primeiro curso pré-vestibular gratuito do Rio Grande do Sul. Um dos integrantes da coordenação, daquele período, o professor Carmo Thum (FURG), conta que as intenções que os motivaram a criar o Desafio foi política. “A intencionalidade política é uma premissa da ação pedagógica,” afirma Thum, ao apontar que o modelo hierarquizado de saberes era um dos empecilhos para o ingresso dos filhos dos trabalhadores no ensino superior. “O modelo meritocrata do ensino exigia de nós uma ação mais humanizada e uma relação de respeito com os saberes trazidos dos alunos,” relata.

Jorge Verneti, integrante da coordenação atual do curso, fala que enquanto outros pré-vestibulares preocupam-se com a formação popular, o Desafio volta-se para a formação político-popular, ou seja, vai além da organização curricular de conteúdos e se configura como espaço de promoção humana e ação reflexiva na sociedade. “Desde seu início, o curso Desafio tem como lema ser o curso que aprova os que o Sistema reprova,” reforça Jorge.

O projeto começou humilde, numa salinha escondida no prédio da Faculdade de Medicina. Em 1997, é reconhecido como projeto de extensão e em 2007 instala-se no seu prédio atual na rua Andrade Neves.

Hoje, o curso conta com sete bolsistas de extensão e dezenas de voluntários. O curso Desafio também é espaço de formação docente. Entretanto, não se limita a isto. Além de graduandos de licenciaturas, estudantes de diversos cursos de bacharelado integram o quadro de professores. Sua atuação histórica na comunidade pelotense tem feito do Desafio uma referência entre os cursos pré-universitários, não só no município, mas também na esfera nacional, sendo o primeiro no Rio Grande do sul e o terceiro do Brasil a trabalhar com educação popular.

Atuação vai além das salas de aula

Apesar de todo o prestígio alcançado no campo da preparação para o ingresso universitário, sua atuação política lança o projeto para além das salas de aula. Marco Thum rememora que o curso impactou expressivamente as políticas públicas. “Quem discutia permanência e ingresso eram os pré-vestibulares populares. Essa discussão virou uma diretriz de direitos humanos que motivou os programas de hoje,” lembra Thum.

Atualmente, o curso Desafio trabalha com estas discussões promovendo ações que levam o estudante a atuar politicamente dentro e fora da universidade. Para a coordenação geral do curso, a militância dos alunos é o que mantém o Desafio.

“A universidade é tão sociedade quanto aqui fora. Lá dentro, a gente tem que lutar pelos mesmos direitos”, afirma Pablo Castro, também da coordenação atual do Desafio.

Um quadro que se impõe urgente é a questão da evasão no curso devido ao custo das passagens de ônibus. Os estudantes que cursam o Desafio ainda não são contemplados com o direito à meia passagem. Com isto, muitos são obrigados a desistir, pois, em sua maioria, residem nas periferias de onde precisam do transporte público para se locomover. O Desafio vem pleiteando nos órgãos públicos a extensão deste direito também aos discentes do curso para diminuir os casos de evasão.

Além disto, o curso promove ações em benefício da comunidade, como a Feira das Profissões, com intuito de promover os cursos da Universidade e fazê-los conhecidos aos futuros universitários; a Festa Julina; o Sarau da Educação Popular; eventos culturais como o “Desafio no Parque”; aulões interdisciplinares nos finais de semana abertos à comunidade; oficinas de teatro e o “aulão final”, em que são arrecadados alimentos para ONGS e instituições assistenciais.

O ingresso no Desafio se dá através de uma seleção na forma de entrevista. As inscrições estão abertas até o dia 11 de março na sede do curso, na rua Andrade Neves, 2.222. Saiba mais acessando: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/02/17/desafio-pre-vestibular-seleciona-alunos/ .

Publicado em 03/03/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.