Vizinhança em Ação realiza atividades no campus Porto

Gestão e planejamento em saúde pife Na última sexta-feira(19), o campus Porto (antigo Anglo) da Universidade Federal de Pelotas serviu de espaço para apresentar as ações do programa Vizinhança à comunidade. Alunos e professores de diversos cursos desenvolveram atividades envolvendo a comunidade vizinha do campus Anglo.

O objetivo do programa é atender as necessidades dessa população vizinha e tem como parceria as diversas áreas de conhecimento que compõem a comunidade acadêmica. Como estratégia, possui a inclusão digital dos sujeitos, o ensino de ciências, inclusão social, desenvolvimento de trabalho, resgate histórico e da memória do bairro, meio ambiente, desenvolvimento de atividades esportivas, arte e cultura e promoção da educação em saúde.

Confira as oficinas da última sexta-feira:

Visitação ao Planetário
O planetário móvel é uma grande abóboda de lona inflada, onde dentro é fixado um projetor que simula o céu, de qualquer lugar do planeta. Com isso há uma explicação sobre as estrelas e as constelações.

As demonstrações duram até 20 minutos e a estrutura ostenta espaço para até 40 pessoas por sessão.“A demonstração que temos aqui é voltada para o público infantil, para atender as crianças da comunidade. Mas temos vários outros tipos de apresentações”, diz Vinicius Gomes, que ajuda na divulgação do planetário. Escolas interessadas em fazer visitação, devem preencher o formulário no seguinte link: http://wp.ufpel.edu.br/astronomia/planetario/

Descobrindo a ciência na escola
O projeto leva testes neurológicos às escolas da Ferreira Vianna, introduzindo-os nas aulas de química e física. Em demonstração às escolas que visitaram o campus Anglo no último dia 19, procurou-se mostrar o que acontece no nosso cérebro em diferentes sentidos. Desde testes que exploram a relação entre olhar e papilas degustativas a testes de raciocínio lógico.

Projeto Quilombo das Artes
Moldado para ser feito em um bairro carente, o projeto foi desenvolvido para despertar nas crianças o gosto pelo teatro, dança, música e principalmente para ocupar o tempo livre que elas têm. Criado em 2010, procura atender unicamente crianças do bairro Navegantes.

O bolsista do projeto e estudante de Teatro, Everton de Lima, conta essa é a melhor forma de tirar as crianças carentes do meio em que estão propícias. “Nosso trabalho acontece para que as crianças não tenham tempo para fazer o que não devem, como ir atrás de drogas, o que sabemos que acontece em bairros carentes”, diz.

Projeto Educação em Saúde na Comunidade
É desenvolvido na Balsa do Porto. Têm ações voltadas para alunos da escola municipal, com visitas domiciliares para a comunidade e grupo de mulheres na Balsa. Em sua estande, foram apresentados diversos temas de prevenções em geral, que são abordados em suas visitas e palestras. Entre eles, higiene, DST’s, Gripe A, Hipertensão, Diabetes, doenças crônicas.

Gestão e planejamento em saúde: Em busca da integralidade
Voltada especificamente para crianças da Ferreira Vianna, a divulgação tem como objetivo triar algumas crianças, para depois oferecer o tratamento odontológico que elas necessitam. Na estande, enquanto os bolsistas davam informações sobre prevenção de cáries, as crianças eram incentivadas a pintar desenhos que ilustravam como os dentes podem ficar se não houver cuidados.

Pife na Escola
O Projeto de Extensão “Pife na Escola” busca oferecer oportunidade aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna, ao estudo da música. Mais precisamente, o estudo do Pife, nome genérico de um instrumento de sopro também conhecido por Pífaro ou Pífano. Para o Vizinhança, o projeto levou um repertório recheado de cantigas e músicas folclóricas, sendo acompanhados pelas crianças que visitavam a exposição.

“A música nesse caso é um meio para lhes oferecer cidadania, levando a universidade para dentro da comunidade. Realizamos o projeto para que as crianças tenham tanto como exemplo, auto-estima, para que possam investir em um objetivo e conseguir resultados, através da música”, explica o bolsista João Pedro Germano Pagliosa.

Projeto veterinária
Atende animais da comunidade do Ceval, na engenharia madeireira. Lá presta-se atendimento a cães e gatos, além de equinos. Alunos de graduação, Pós graduação e Extensão do curso de veterinária da UFPel, oferecem cuidados ambulatoriais gratuitamente à comunidade de baixa renda.

Nutrição: Degustação de Sucos
O curso de nutrição, juntamente com o de Gastronomia da UFPel, procurou demonstrar na sua estande, o que vem fazendo na comunidade do Navegantes. Salientando a importância da boa nutrição após exercícios físicos, levou sucos feitos de alimentos não tradicionais na mesa das crianças, como o suco de beterraba com laranja. As crianças bebiam o suco, e antes de saber seu ingrediente, votavam em “gostei” ou “não gostei”.

Publicado em 22/07/2013, na categoria Notícias.