Medicina inaugura o Laboratório de Simulação em Semiologia

DSC_0093 A partir de agora, mais de cem alunos dos terceiro e sexto semestres de Medicina dispõem de modernos equipamentos para o aprendizado em semiologia e procedimentos clínicos e de socorro. A Faculdade de Medicina da UFPel inaugurou na tarde desta quarta-feira (9) o Laboratório de Simulação em Semiologia, montado com recursos na ordem de R$ 40 mil, oriundos do Programa Proequip de 2013, destinado a qualificar as condições de ensino nos cursos de graduação na Universidade, através da aquisição de equipamentos e de bibliografias.

DSC_0124DSC_0026DSC_0078Localizado no histórico prédio da Faculdade, na avenida Duque de Caxias, o Laboratório disponibiliza três peças para uso nas aulas. Um braço para treinamento de medição de pressão e punção venosa e dois bonecos, um para aplicação de técnicas de socorro, como ressuscitação, e outro que reproduz 53 sons cardíacos e 31 sons pulmonares, que podem ser ouvidos através de estetoscópio, fone de ouvido ou caixa de som. Os sons são normais e patológicos. Outras dois equipamentos, de ginecologia e de pediatria, também já estão em uso acadêmico em outros laboratórios.

Falando no ato de inauguração, a diretora da Faculdade, Vera Silveira, destacou os benefícios que os equipamentos trarão aos processos de ensino e de aprendizado no curso e até no atendimento a pacientes, que passarão a conviver com estudantes mais experimentados nas aulas práticas. Ela destacou ainda que o Laboratório deverá ganhar nova área física, no novo prédio da Faculdade.

O professor da disciplina de semiologia Samir Schneide registrou que a experiência proporcionada nas práticas valerão por dez anos de atividade profissional, pela diferente gama de situações oferecidas pelos equipamentos.

Os reflexos da inauguração do Laboratório na qualificação do curso, até nas avaliações que são feitas pelos órgãos de Educação, foram destacados pelo coordenador do Colegiado do Curso, Marcelo Capilheira, que trabalhou na elaboração do projeto aprovado no Proequip, proporcionando a compra das peças. A representação do Diretório Acadêmico Naum Keiserman também observou a colaboração que o novo laboratório trará à qualidade do ensino na Faculdade.  Docentes de outras disciplinas do curso também estiveram presentes ao ato de inauguração.

Publicado em 09/04/2014, nas categorias Destaque, Notícias.