Início do conteúdo

CTI disponibilizará módulo para gestão de projetos de ensino

No início de agosto, a Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) disponibilizará acesso ao recém desenvolvido módulo de Projetos de Ensino. O módulo, resultado de uma parceria entre a CTI e a CPP/PRG, é mais uma funcionalidade presente no novo sistema de gestão da Universidade, o projeto Cobalto.

Segundo Cássio Carvalho, Analista de Tecnologia da Informação da CTI que implementou este módulo, “as novas funcionalidades foram desenvolvidas visando atender as normas e as necessidades dos/as Coordenadores/as e Avaliadores/as (equipe técnica da CPP/PRG) dos respectivos Projetos de Ensino”.

Em estrita observância à Resolução COCEPE 01/08, que normatiza os Projetos de Ensino no âmbito da UFPEL,  o Cobalto apresentará aos/as Coordenadores/as de Projeto as seguintes funcionalidades: cadastro e envio de propostas de projetos de ensino; cadastro e envio de relatórios parcial e final; solicitação de alterações; cadastro e solicitação de certificados. Com relação ao perfil dos Avaliadores, destacam-se: avaliação de projetos; avaliação de relatórios; avaliação de solicitações de alteração; avaliação de certificados.

Além de receber notificações por e-mail, coordenadores e avaliadores poderão visualizar um histórico das tramitações relacionadas a cada projeto, incluindo os pareces emitidos pela equipe da PRG.

A Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenadoria de Programas e Projetos, Eugênia Antunes Dias, considera que o uso do sistema proporcionará um aumento significativo na qualidade do serviço, pois o sistema impedirá o envio de propostas em desacordo com a norma, fato este bastante comum no sistema atual e que acaba por aumentar o tempo de tramitação, já que os processos são devolvidos aos/as Coordenadores/as para a realização dos ajustes necessários. Igualmente “O sistema qualifica os Projetos de Ensino revitalizando sua importância, especificamente no tocante ao aprimoramento do ensino de graduação”, menciona Eugênia.

A parceria com a PRG vai além do módulo de projetos de ensino, pois a Pró-Reitoria será pioneira na utilização de mais uma aplicação  do Cobalto. O helpdesk, até então usado exclusivamente pela CTI, expandiu suas funcionalidades para contemplar diversas unidades da UFPel. Esta iniciativa colaborativa beneficiará a comunidade de usuários através do contato direto com as equipes envolvidas na resolução dos problemas.  Isso permitirá que a equipe técnica da CTI avalie solicitações de ajuda e, quando conveniente, as reencaminhe para a unidade adequada.

O Cobalto é um sistema de informação baseado em software livre e, embora em fase de desenvolvimento, já dispõe de diversos módulos em uso pela comunidade acadêmica da UFPEL: Gestão de Recursos Humanos; Projetos de Pesquisa; Projetos de Ensino; Acadêmico da pós-graduação; Concessão de benefícios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Administração do restaurante; Indicadores; Gerenciamento das carteiras de identificação; Helpdesk;

Publicado em 19/07/2013, na categoria Notícias.