UFPel busca renovação de convênio com o Hospital Espírita. Passivo existente será saldado

DSC09994 Com o objetivo de pactuar uma nova relação, estabelecida em bases legais e caracterizada pela adimplência dos compromissos firmados, a Administração Central da UFPel foi recebida pela diretoria do Hospital Espírita nesta sexta-feira(12), na sede do hospital psiquiátrico.

No encontro, o reitor Mauro Del Pino foi o avalista político de um acordo em que a Universidade se propõe a resgatar um passivo anterior da ordem de R$ 130 mil, correspondente a valores não honrados pela Universidade, através da Fundação de Apoio Universitário, desde o ano de 2012. “Temos a intenção de restabelecer a confiabilidade e tornar legal e estável a histórica relação existente com o Hospital Espírita”, observou.

Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, a situação encontrada pela atual gestão, referente ao convênio, é insegura para ambas as instituições. “Existia um acordo em bases menores e, no ano passado, a FAU foi chamada a suplementar os valores, mas não houve uma formalização, caracterizando a irregularidade”. Mesmo assim a UFPel reconhece o débito e deverá honrá-lo possivelmente até o mês de outubro.

A Universidade está propondo a imediata formalização do acordo, cujas ações não chegaram a ser, de fato, interrompidas. Devido às limitações orçamentárias deste exercício, o convênio seria firmado em bases menores, porém a UFPel compromete-se a aditá-lo em 2014, determinando um parâmetro financeiro que atenda às necessidades e expectativas do hospital e promova maior e mais efetiva inserção acadêmica.

“Primamos por reconstruir esta relação que é de interesse mútuo, embasando-a na honestidade, transparência e respeito, e devemos elogiar a sensibilidade da direção do Hospital Espírita ao retomar o convênio, ainda que, num primeiro momento, em bases inferiores ao que havia sido acordado anteriormente”, afirmou o reitor. A reunião contou também com a participação do coordenador de Convênios, professor Sérgio Cassal.

Na próxima semana a UFPel submeterá à avaliação da diretoria do Hospital Espírita o teor de um novo acordo, adequado ao atual momento da instituição, mas que deverá ter suas bases financeiras revistas em 2014.

Publicado em 12/07/2013, na categoria Notícias.