Integrantes de diretórios acadêmicos do CEng reúnem-se com reitor

DSC_0019Um grupo de membros de diretórios acadêmicos dos cursos do Centro de Engenharias da UFPel esteve reunido, na tarde desta quarta-feira (30), com o reitor da Universidade, Mauro Del Pino, para discutir demandas relativas à unidade. Entre os assuntos debatidos, estiveram a infraestrututra acadêmica e a segurança da região do CEng. A reunião contou com a presença do diretor do Centro, professor Cláudio Duarte.

A primeira pauta foi relacionada à questão da eletricidade no prédio da Alfândega, que abriga os cursos de Engenharia Geológica e de Petróleo, no qual, segundo os estudantes, não é possível instalar equipamentos necessários para os laboratórios. Estes estariam estocados no saguão e corredores, entrando em processo de deterioração. Segundo Del Pino, a questão ainda está parada devido à greve dos servidores, que impede a licitação de uma subestação para o prédio, estrutura necessária para a demanda energética do local. O reitor ofereceu uma solução temporária em relação aos laboratórios, que seria o uso da estrutura dos ambientes já existentes no Campus Capão do Leão.

Outros assuntos relacionados à infraestrutura também foram abordados, como a pulverização das atividades dos cursos de Engenharia em diversas unidades da UFPel e a falta de espaço para convivência entre os estudantes e para os diretórios. O reitor apontou como solução em curto prazo a finalização das obras no Campus Anglo, ainda em 2015, que abrirão novos espaços para salas de aula. Já em médio e longo prazos, essa questão passaria pela reestruturação do prédio vizinho à Cotada, pertencente à Universidade, e a construção de uma nova edificação na região, voltada às necessidades do Centro.

Para finalizar, foi tratada a temática da segurança na região do Centro. De acordo com os estudantes, apesar das atitudes já tomadas, o índice de assaltos e violência à comunidade acadêmica continua alto no local, forçando os estudantes a tomarem diversas ações para evitá-los. O grupo sugeriu que o transporte circular de apoio faça uma pequena alteração em seu itinerário para que as paradas sejam feitas logo em frente aos prédios, de forma que os alunos possam aguardar sua passagem abrigados. Esse pedido foi endossado pelo diretor da unidade. Del Pino comprometeu-se a estudar a proposta de forma a implementá-la.

Como encaminhamento da reunião, foi agendada uma visita do reitor ao Centro de Engenharias, a ser realizada na manhã da próxima sexta-feira (9).

Publicado em 01/10/2015, na categoria Notícias.