Catálogo do Museu Gruppelli explora a história ítalo-brasileira em Pelotas
O projeto de extensão “Revitalização do Museu Gruppelli”, do curso de Museologia da UFPel, agora conta com um catálogo disponível para aqueles interessados em conhecer e se aprofundar na história do museu e de seus objetos, por meio de textos e fotos. O catálogo está inicialmente disponível gratuitamente online através de um link (clique aqui), e em breve também serão disponibilizados modelos impressos.
Com o objetivo de promover o conhecimento e a reflexão acerca da trajetória histórica ítalo-brasileira do município de Pelotas, estabelecida no século XIX, o Museu Gruppelli, por meio da identificação e conservação das referências culturais orais, materiais, visuais do patrimônio da imigração, procura proporcionar a preservação da memória e da identidade da imigração italiana na região. O projeto tem a coordenação do professor José Paulo Siefert Brahm.
O Museu Gruppelli fica localizado no 7° distrito da cidade de Pelotas e foi inaugurado em outubro de 1998, por iniciativa da comunidade local. O acervo do Museu foi reunido através da coleta e de doações feitas por moradores da região, entregue à família Gruppelli. A maioria dos objetos que fazem parte do Museu são objetos que já estavam situados na casa onde se encontra o Museu, no entanto com o decorrer do tempo, o número de objetos aumentou por meio de doações da própria família Gruppelli ou por iniciativa de moradores locais que ajudaram a preservar as memórias do cotidiano dessa região através dos objetos doados.