Exposição “8 de janeiro: restauração e democracia” será inaugurada na terça-feira (27), em Brasília

Uma série de registros dos processos de restauração das obras de arte vandalizadas nos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), faz parte da exposição “8 de janeiro: restauração e democracia”, que será inaugura em 27 de agosto, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. A restauração das obras é realizada pela comunidade acadêmica do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do projeto “Laboratório de Conservação e Restauração de Pinturas” (Lacorpi).

O projeto dedica-se ao restauro de 20 obras de arte dos Palácios Presidenciais desde janeiro de 2024, sob coordenação das professoras Andréa Bachettini e Karen Caldas. A exposição tem curadoria de Lauer Santos; conta com registros fotográficos de Nauro Júnior e Mariana Alves, animação tridimensional de Maurício Montone e Edemar Xavier Júnior; e vídeo de Michael Kerr e André Luís Barcelos.

A exposição poderá ser visitada até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h na sala expositiva do Iphan, em Brasília. A entrada é gratuita. Juntamente com a abertura da exposição, será realizado o encontro “8 de janeiro: diálogos sobre conservação-restauração, patrimônio e democracia”, de 27 a 29 de agosto, no auditório do Instituto.

O quê?
Exposição “8 de janeiro: restauração e democracia”
Onde?
Espaço Expositivo Iphan – Centro Empresarial, 50 – SEPS 702/902, Bloco C, Torre A – Asa Sul