UFPel celebra 55 anos com coquetel no Museu do Doce

Na última quinta-feira (8), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comemorou seu 55º aniversário com um coquetel festivo realizado no Museu do Doce. O evento reuniu membros da comunidade acadêmica e representantes da sociedade, destacando a importância da instituição na educação e na cultura regional, bem como a referência da Universidade para o Brasil e o mundo.

O coquetel contou com a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca. A celebração iniciou com uma apresentação cultural dos tambores de sopapo, um instrumento tradicional afro-gaúcho, tocado pelo professor de licenciatura em Música, Jozé Everton Rozzini, e pelo mestre Griô e estudante de Pós-Graduação em Educação da UFPel, Dilermando Freitas. O sopapo, que recebeu o status de patrimônio imaterial da cultura pelotense em 2021, tem raízes profundas na história da região.

Em seguida, o grupo Iluminura, composto por professores do Centro de Artes da UFPel, apresentou um repertório musical dos períodos da Idade Média e da Renascença, utilizando instrumentos históricos. O grupo é formado pelos professores Carlos Walter Soares, João Alexandre Gomes, Luciana Lozada, Leonora Oxley e Werner Ewald.

O diretor-presidente da Fundação Delfim Mendes da Silveira, César Dalmolin Bergoli, expressou seu orgulho em fazer parte da história da Universidade, ressaltando impacto da Instituição na vida dos estudantes. “É um orgulho fazer parte de uma Universidade que abraça estudantes de todos os cantos do Brasil”, afirmou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto Ferreira Júnior, comemorou a melhoria nas relações com o Ministério da Educação. “Passamos de um período em que enfrentávamos dificuldades para conseguir uma agenda no Ministério da Educação para um momento em que o secretário Alexandre vem à nossa cidade para celebrar o aniversário da nossa Universidade”, destacou.

A prefeita Paula Mascarenhas, ex-aluna e professora da UFPel, também expressou seu orgulho pela Universidade. “A UFPel mudou minha vida e a de muitas pessoas. Durante crises, como a pandemia e as calamidades climáticas, a Universidade foi uma referência científica fundamental,” lembrou.

O representante estudantil do COCEPE e estudante indígena de Medicina, Wellington Angelo Cidade, destacou o papel crucial dos alunos na Universidade. “Nós, os estudantes, somos a razão de ser da UFPel. Por isso, estamos aqui também,” afirmou.

A vice-reitora Ursula Rosa da Silva descreveu a semana comemorativa como um período de intensa emoção. “A história da UFPel é feita por pessoas e trajetórias. Agradeço a todos que contribuíram para a construção desta Instituição,” declarou. Ela também apresentou um e-book sobre os 55 anos da UFPel, que será lançado na SIIEPE em novembro.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca ressaltou a importância da UFPel como referência em várias áreas do conhecimento. “A contribuição das universidades para a cidadania e o conhecimento é fundamental,” celebrou.

Por fim, a reitora Isabela Andrade fez uma reflexão sobre o passado e o futuro da UFPel. “A história da Universidade começa muito antes dos 55 anos, com a Faculdade de Agronomia, que já tem mais de 140 anos. Em seus 55 anos, a UFPel se consolidou como uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil,” concluiu.

Publicado em 14/08/2024, na categoria Notícias.
Marcado com as tags 50 Anos da UFPel, 55 anos.